Primeira Página

Celebração dos 10 anos da CIM Região de Coimbra com atividades que vão durar ano e meio

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 15-01-2024

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra anunciou hoje que vai comemorar o seu 10.º aniversário com atividades descentralizadas em todos os municípios da região, além de ações internacionais.

PUBLICIDADE

“O balanço [dos 10 anos de existência da CIM] é positivo. Eu acho que, sobretudo, o balanço é exemplar. É exemplar porque efetivamente a Comunidade Intermunicipal afirmou-se ao longo dos anos de uma forma fulgurante e muito bem-sucedida”, disse hoje à margem da apresentação do programa comemorativo de aniversário o presidente da CIM da Região de Coimbra, Emílio Torrão.

Sob o mote “10 anos a semear o futuro, unidos numa só força”, a CIM preparou um conjunto de iniciativas a realizar no próximo ano e meio, para não só comemorar todo o trabalho feito, mas também recolher junto da comunidade as suas ambições de futuro e promover os seus projetos.

PUBLICIDADE

A ideia é perceber “de que forma a Comunidade Intermunicipal pode responder e contribuir para o desenvolvimento de um território mais unido, mais sustentável e mais afirmativo”, sublinhou o secretário executivo da CIM da Região de Coimbra, Jorge Brito.

O programa inclui 19 atividades de várias áreas, sendo que será realizada uma atividade por mês, até agosto de 2025, em cada um dos 19 municípios que constituem a Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Em simultâneo vão decorrer ações internacionais, de promoção dos seus projetos e de consolidação de parcerias nacionais e/ou internacionais, como, por exemplo, a participação da Região de Coimbra no 3.º fórum sobre a missão de adaptação às alterações climáticas, em Bruxelas.

Já o evento institucional pretende fazer um balaço daquilo que aconteceu nos últimos 10 anos, com os momentos marcantes da última década, e pôr em perspetiva o futuro.

A CIM durante este período vai também apostar numa campanha de divulgação, com exibição de vídeos de estilo curta-metragem do trabalho realizado quotidiano que é desenvolvido nas diferentes áreas.

Um concurso de fotografia, a exposição itinerante sobre “Região de Coimbra, o Legado e o Património” ou o lançamento do programa “Região de Coimbra Empreende +” são algumas das ações que constam no programa.

Em 2025, será exibido um filme “10 anos a semear o futuro”, no âmbito das comemorações.

Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

Na sessão, Emílio Torrão aproveitou para anunciar que está a ser preparada a nova sede da CIM, na Quinta da Machada, perto do Miradouro do Vale do Inferno, em Coimbra.

Esta decisão surgiu após a direção constar que o edifício, atualmente alugado na Rua do Brasil, em Coimbra, não respondia às necessidades.

De acordo com o presidente da CIM da Região de Coimbra, trata-se de uma decisão “irreversível”, visto que, caso não haja apoio financeiro, o investimento vai avançar com fundos próprios.

Atualmente, a Comunidade Intermunicipal está a iniciar o processo com conversações com o departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra.

Integram a CIM Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE