Vamos

Celebração do Festival do Novo Bauhaus Europeu ocupa rua da baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 09-06-2022

Uma celebração portuguesa do Festival do Novo Bauhaus Europeu decorre no sábado, em Coimbra, e ocupa, ao longo do dia, a rua Adelino Veiga, com uma iniciativa destinada a debater e repensar a baixa da cidade.

PUBLICIDADE

A “Rua Zero: (Re)imaginando Coimbra” é uma iniciativa que pretende transformar, ao longo de um dia inteiro, os cerca de 150 metros pedonais da rua Adelino Veiga – localizada entre a avenida Fernão de Magalhães e a Praça do Comércio – numa “metáfora de uma Coimbra por vir”, lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.

O evento promovido pelo Coletivo Rua Zero, “que junta entidades e indivíduos com especial interesse e ligação ao centro histórico de Coimbra”, pretende ser “um campo aberto de possibilidades para a ação coletiva, com o objetivo único de transformar positivamente o entorno urbano”, acrescentou a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC).

PUBLICIDADE

O programa da “Rua Zero” foi “desenhado a várias mãos” e contempla “desde pequenos concertos a oficinas destinadas a vários públicos, desde crianças a adultos”, referiu a APBC.

O evento colaborativo inclui, às 10:00 de sábado, a sessão de abertura, intitulada “A Cidade, a Região de Coimbra e o Novo Bauhaus Europeu” e agendada para o largo do Paço do Conde, um espaço localizado sensivelmente a meio da rua Adelino Veiga.

PUBLICIDADE

publicidade

O mesmo espaço do largo recebe, às 10:30, uma demonstração do uso do tear e animação com canções tradicionais pelas Tecedeiras de Almalaguês, um almoço de Sardinha e Companhia e, da parte da tarde, dois ‘showcase’ de Salvador Granate (15:30) e Carlos Serra (17:00), e a oficina “Conto e Canto os Dias”, de Lu Lessa Ventarola.

Entre outras propostas, a “Rua Zero” propõe, no programa, o projeto A Cabine da Palavra – A Baixa do Presente, Passado e Futuro, uma urna de “ideias / futuro”, a iniciativas destinadas a (Re)imaginar a Baixa com Crianças ou a recriação de diversos momentos de poesia de Adelino Veiga, o poeta-operário do século XIX que dá nome à rua.

De acordo com o comunicado, o evento de Coimbra está integrado no Festival do Novo Bauhaus Europeu que, de hoje a domingo, decorre em Bruxelas (Bélgica) e em mais de 200 cidades eu

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE