Região

CECOLAB de Oliveira do Hospital na fundação de rede mundial para economia circular

Notícias de Coimbra com Lusa | 11 meses atrás em 15-06-2023

O CECOLAB, laboratório colaborativo sediado no Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital, anunciou hoje que ajudou a criar uma rede global do Sul do planeta para a economia circular, onde é o único representante europeu.

PUBLICIDADE

Numa nota enviada à agência Lusa, o CECOLAB explicou que esta aliança global do Sul para a economia circular foi firmada há cerca de duas semanas, altura em que marcou presença na segunda edição do World Circular Economic Forum, que decorreu em Helsínquia, na Suécia.

“Nesta reunião de trabalho foi fundada uma cooperação global do sul do planeta com ligação ao mercado europeu, com a assinatura de um protocolo por sete redes internacionais, da Índia, África e América Latina e com a ponte de ligação à Europa, assegurada pelo CECOLAB”, referiu.

PUBLICIDADE

O CECOLAB é mesmo a única entidade europeia presente na fundação desta rede, tendo assumido “um papel muito relevante” na sua criação.

“A fundação desta cooperação é decorrente de uma iniciativa que [o CECOLAB] tinha já liderado no primeiro encontro, em dezembro 2022, o World Circular Economy Forum 2022, em Ruanda, com apresentação de um ‘white paper’ de cooperação global em ciência e conhecimento para a economia circular”, acrescentou.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com João Nunes, presidente deste laboratório colaborativo, o objetivo do CECOLAB é “ficar posicionado dentro das cinco top entidades reconhecidas a nível mundial com dinamização de atividades, políticas e trabalho tecnológico/conhecimento em economia circular”, posicionando Portugal “na linha da frente internacional em economia circular”.

Para tal, o CECOLAB irá realizar e liderar, em Bruxelas (Bélgica), no próximo ano, “um encontro internacional muito importante em economia circular, para posicionar Portugal e a Europa nas dinâmicas globais da economia circular”.

Este encontro em Bruxelas ocorre três anos após a realização de um encontro em Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra, que reuniu cientistas e personalidades reconhecidas a nível global em economia circular, inserido na agenda da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Este âmbito de participação e trabalho está enquadrado no projeto CiiM (Circular Innovation Intermunicipality: Ferramentas e Dinâmicas Circular para o aumento da eficiência de metabolismos marcoeconómicos), apoiado pelo programa Centro 2020.

O CECOLAB é um laboratório colaborativo sedeado em Oliveira do Hospital (no interior do distrito de Coimbra), no Campus de Tecnologia e Inovação BLC3, com o objetivo de “desenvolver e transferir tecnologia e conhecimento que apoiem e acelerem a transição para a economia circular e na criação e fixação de recursos humanos altamente qualificados e jovens”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE