Política

CDU candidata independente Jaime Portela à Câmara de Pombal

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-05-2021

A CDU vai candidatar à Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, nas próximas eleições autárquicas, o independente Jaime Portela, que considera que o concelho pode e deve mudar.

PUBLICIDADE

“Este desafio já devia ter aceitado há muito. Essencialmente penso que o concelho pode mudar, deve mudar, tem condições para não ter sempre a mesma política, a mesma atuação e a mesma força partidária à frente dos seus destinos”, afirmou à agência Lusa o candidato.

Jaime Portela salientou que a CDU quer que “este seja um concelho melhor e não seja só conhecido – e honra seja feita ao Manjar do Marquês – por ter um arroz de tomate muito bom”.

PUBLICIDADE

O candidato, que concorre na qualidade de independente, confessa que sempre andou na esfera da CDU.

“Tenho muito respeito pela ação do Partido Comunista nestes últimos anos, sempre na defesa dos trabalhadores e das pessoas mais desfavorecidas. Isso para mim é extremamente importante”, disse Jaime Portela, garantindo que a sua bandeira é o comprometimento com a população do concelho de Pombal.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o candidato da CDU, coligação que junta o PCP e o PEV, uma vitória nas eleições autárquicas é reforçar a votação.

“Estou como cabeça de lista à câmara, mas empenhado em todos os órgãos autárquicos aos quais concorremos, para que tenhamos representação, sejamos ouvidos e termos uma palavra a dizer, e procurar, de certa forma, exercer alguma influência nas políticas”, continuou.

“Estamos dispostos a trabalhar em favor do concelho e seremos uma força que tentará melhores condições para todos”, garantiu ainda, assegurando que a campanha eleitoral vai ser orientada no sentido de “primar pela elevação, deixar questiúnculas passadas, coisas mesquinhas viradas para o singular e exercer uma campanha pelo coletivo”.

Jaime Portela adiantou que as políticas da CDU passam pela ligação às populações.

“Sempre que esteja com as populações ou nos órgãos próprios, temos de saber auscultar”, defendeu, considerando que elas são os “verdadeiros assessores”.

No âmbito da saúde, Jaime Portela referiu que a CDU vai procurar que o concelho “seja coberto por um maior número de unidades de saúde, para que estejam mais perto das populações”, e que o Hospital Distrital de Pombal tenha mais valências e especialidades, e não ser “um corredor para Leiria ou, como era antigamente, para Coimbra”.

Redimensionar a câmara e motivar os seus funcionários, e “defender a escola pública por todos os meios e dar condições, quer de infraestruturas, de professores e de outro pessoal, para que o ensino seja ainda mais profícuo”, são outras das áreas destacadas, sendo que, neste último âmbito, o candidato defende uma negociação com o Politécnico de Leiria para a existência no concelho de “algumas áreas de ensino”.

Jaime Portela, de 62 anos, é natural e reside em Pombal. Licenciado em História, foi bancário cerca de 15 anos e depois dedicou-se ao ensino, profissão que exerce agora em Ourém (Santarém).

Com um percurso também pelo desporto e cultura, Jaime Portela foi ainda bombeiro na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal duas décadas e meia, sendo membro do seu quadro de honra.

À Assembleia Municipal de Pombal concorre Jorge Neves, carteiro e membro da Comissão Concelhia de Pombal do PCP.

Nas últimas autárquicas, o PSD obteve cinco de nove mandatos, o movimento independente Narciso Mota – Potencial Humano conquistou três e o PS um mandato.

O PSD candidata Pedro Pimpão, presidente da Junta de Pombal, e o PS a advogada Odete Alves, atual vereadora.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE