Coimbra

Catedrático de Coimbra diz aos novos médicos que cada doente é o “mais prestigiado professor” (com videos e fotos)

Graça Polaco | 1 ano atrás em 10-12-2022

O doente é o mais prestigiado professor do médico considerou hoje Américo Figueiredo, professor catedrático e orador de sapiência da sessão de Juramento de Hipócrates dos cerca de 200 novos médicos, que hoje decorreu em Coimbra, no Convento São Francisco.

PUBLICIDADE

Américo Figueiredo sublinhou que “as sondagens sobre prestígio profissional a profissão médica, como a de enfermagem, permanecem no topo das listagens como as mais confiáveis na maior parte dos países.

“Há 45 anos levantava a minha cédula profissional e não poderia ter escolhido uma melhor profissão para a vida.” O médico e professor Américo Figueiredo reconhece que “talvez ainda um pouco nostálgico” com a “recente saída de professor e de diretor de serviço”, não duvida que não há lacuna entre os clínicos mais novos e mais velhos. “A medicina é uma curva ascendente de progresso, conquistas e vitórias sobre a doença e a incapacidade”.

PUBLICIDADE

“A partir de agora vão aproximar-se ainda mais do vosso mais prestigiado professor: o Homem doente. Ouçam-no com atenção porque sabe tudo da sua doença. Mantenham os olhos abertos para o incomun e o inesperado. Cada paciente tem uma estória para contar. Todos são diferentes e podem ser uma nova oportunidade de aprendizagem. Procurem a surpresa na estória pois é assim que as novas descobertas são feitas.” – afirmou.

Carlos Cortes, presidente da secção do Centro da Ordem dos Médicos, disse aos novos profissionais que no texto do juramento está, “para além da responsabilidade como médicos, a responsabilidade social e humanista que os obriga a ter comportamentos humanistas muito para além dos que até hoje aprenderam na escola”.

PUBLICIDADE

Os médicos são “protagonistas da saúde, defendem a medicina contra as más práticas” disse o responsável da Ordem na Região Centro e candidato a bastonário da Ordem dos Médicos. “Não só terão de salvar vidas e amenizar o sofrimento dos doentes, como terão de defender a verdade da medicina contra quem se quer substituir aos médicos.”

Miguel Guimarães, bastonário dos médicos deixou orientações aos mais novos profissionais reconhecendo que um dos desafios que os novos profissionais terão de enfrentar é a desorganização dos serviços de saúde, mesmo com a criação da direção executiva do SNS, que entre outras dificuldades não permite aos mais jovens viverem e trabalharem no interior do país.

A cerimónia foi conduzida por Catarina Matias, médica especialista em Medicina Geral e Familiar e coordenadora do Gabinete de Organização e Promoção de Atividades da SRCOM. O Juramento de Hipócrates simboliza a profissionalização de jovens médicos que, neste dia, recebem as respetivas cédulas profissionais.

Veja os vídeos dos diretos Notícias de Coimbra com as entrevistas a uma nova médica, Sofia Quaresma, presidente da Seção do Centro da Ordem, Carlos Cortes, e Miguel Guimarães, Bastonário dos Médicos. No final veja as fotos. 

Veja também a galeria de fotos na página de facebook do Notícias de Coimbra

 

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE