Região

Casa do Povo Sebal inaugura obra vencedora do Orçamento Participativo de Condeixa

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-04-2021

Concluído mais um projeto do Orçamento Participativo (OP) de Condeixa, o presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, inaugurou no último sábado, dia 24 de abril, as obras de remodelação e de retirada de amianto da Casa do Povo Sebal Grande.

PUBLICIDADE

A proposta de proceder à remodelação e a melhorias ambientais naquele edifício, da autoria do condeixense Raul Amado Oliveira, foi um dos projetos vencedores do OP Condeixa, na sua edição de 2014, encontrando-se executada.

Com um custo final de 61 mil e 500 euros, a empreitada procedeu à remoção da cobertura por empresa certificada na remoção de materiais com amianto e contemplou ainda o fornecimento e aplicação de chapa perfilada, lacada, sobre a estrutura existente, de teto falso acústico com isolamento em lã de rocha, fixado à estrutura existente, de luminárias de encastrar, a trabalhos de impermeabilização das coberturas planas e pinturas.

PUBLICIDADE

O amianto é uma substância que foi muito popularizada no passado no setor da construção civil mas que, entretanto, passou a ser proibida por apresentar riscos para a saúde das pessoas. Esse foi, de resto, o motivo principal da candidatura apresentada ao OP Condeixa por Raúl Amado Oliveira que pretendia ainda ver melhorada a estrutura do edifício para aumentar as valências e atividades a desenvolver através da criação de infraestruturas condizentes com as necessidades da população e coletividades da freguesia e/ou outras que desejem utilizar o espaço.

Refira-se que no âmbito do Orçamento Participativo, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova já concluiu um total de 12 projetos, num investimento global de 665 mil e 500 euros, encontrando-se em execução outros 10 projetos vencedores, no valor de 365 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre as obras e projetos já executados encontram-se, nomeadamente, a remodelação e arrelvamento do Polidesportivo do Sebal, a requalificação do Pavilhão Venda da Luísa, o Complexo Desportivo para a Freguesia do Zambujal, as Bolsas de estudo Fernando Namora para alunos do ensino superior, “Sebal Mais de 770 Anos de História” – intervenção na igreja de S. Pedro, a requalificação das instalações do CDRC Sobreiro, a reabilitação e ampliação da sede do Agrupamento de Escuteiros 1035, entre outras.

Em breve deverão estar concluídos outros dois projetos vencedores do Orçamento Participativo, o Parque infantil da Praça do Município e a Igreja Matriz de Ega, “onde a história é perene!”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE