Vamos

Casa da Escrita assinala Dia Internacional da Língua Materna

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 18-02-2022

Na próxima segunda-feira, dia 21 de fevereiro, assinala-se o Dia Internacional da Língua Materna. A Casa da Escrita da Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se a esta data com uma conferência sobre a língua portuguesa. A conferência, proferida por Rui Pereira, decorre na Casa da Escrita, às 18h00. 

PUBLICIDADE

Cabe a Rui Pereira, professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, proferir a conferência intitulada “Algumas observações sobre a materna língua portuguesa”, que terá lugar na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra, na próxima segunda-feira, dia 21 de fevereiro, às 18h00. A iniciativa está integrada na comemoração do Dia Internacional da Língua Materna, declarado pela UNESCO em 1999, com o intuito de promover a consciencialização sobre a diversidade linguística e cultural e a preservação e proteção de todas as línguas usadas pelos povos do mundo.

Rui Pereira é doutor em Línguas e Literaturas Modernas, na especialidade de Linguística Portuguesa. Foi docente da Faculdade de Letras da Universidade Católica Portuguesa, de 1996 a 2006. É, desde 2018, diretor dos Cursos de Português Língua Estrangeira da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Entre 2016 e 2018, fez parte do Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, do Instituto Politécnico de Macau, tendo realizado várias ações de formação de professores de língua portuguesa em universidades chinesas e produzido diversos materiais de apoio ao ensino de Português na China.

É membro do CELGA-ILTEC, unidade de I&D da Faculdade de Letras. Reparte a sua investigação entre a linguística e a aquisição/ensino de Português como Língua Não Materna, fazendo parte do grupo de investigação que se debruça sobre morfologia e semântica da formação de palavras do Português.

PUBLICIDADE

publicidade

É ainda autor de vários livros e de artigos científicos em revistas da especialidade e integra vários projetos e equipas de I&D internacionais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE