Coimbra

Cáritas de Coimbra apresentou boas práticas de inclusão de migrantes e refugiados na Faculdade de Direito

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-02-2022

Foi perante uma plateia interessada que a Cáritas de Coimbra teve a oportunidade de apresentar o seu projeto AVIK na Conferência “Together: caminhos de inclusão”. O convite surgiu da entidade organizadora, Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, para um evento de partilha de iniciativas, boas práticas e experiências de inclusão, que decorreu em janeiro na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

A iniciativa no âmbito do projeto europeu “Together: innovative european learning path to facilitate the access of Refugees to Higher Education”, que visa identificar boas práticas, bem como desenvolver diretrizes e estratégias que possam sensibilizar para a inclusão de refugiadas|os e outras|os beneficiárias|os de proteção internacional em instituições de ensino superior.

A Cáritas de Coimbra, representada por Flávia Rodrigues e Natália Machado do Departamento de Inovação, falaram sobre o seu já terminado projeto AVIK e as suas formas de possíveis implementações futuras. O projeto AVIK, co-financiado pelo Programa ERASMUS + da União Europeia, tinha como ambição o intercâmbio de competências interculturais e de boas práticas para a inclusão social de migrantes, pessoas refugiadas, pessoas de diferentes etnias ou que se encontrem em situações precárias como o risco de pobreza, por exemplo.

PUBLICIDADE

Do projeto fazem parte três boas práticas:  o jogo “Diversonopoly”, o manual “New Start” e o conceito de “Dinner Club”.

O “Diversonopoly” é um jogo de tabuleiro, que além de incentivar a comunicação intercultural, potencia um entendimento entre população nativa e não nativa. Proporciona uma oportunidade única de obter informações sobre regras comportamentais clássicas, comunicação, educação, trabalho, atividades quotidianas, tradições, tempos livres e costumes. Posta em prática, esta atividade tem a capacidade de captar a atenção de públicos de várias idades.

PUBLICIDADE

publicidade

Por outro lado, o “New Start” consiste num manual educativo que transmite valores europeus como liberdade, igualdade, tolerância e direitos civis para a compreensão e integração, bem como dicas sobre a inserção em Portugal.

O conceito do “Dinner Club” pode ser adaptado a cada equipamento, sendo que o que se pretende é que seja um espaço de encontro intercultural e inter-religioso com um programa de estrutura diversificada, exposições de arte e música ao vivo, entre outras atividades.

A Cáritas de Coimbra contou como conseguiu terminar o projeto em tempos de pandemia e mostrou-se disponível para futuras colaborações com as entidades presentes para acionar as boas práticas resultantes deste projeto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE