Coimbra

Cáritas Coimbra apresenta novos corpos sociais para os próximos 4 anos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-02-2019

Decorreu ontem, 12 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais da Cáritas Diocesana de Coimbra para o próximo quadriénio. Pe. Luís Costa assegura um novo mandato de quatro anos, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver na última década.

PUBLICIDADE

O momento contou com a presença dos atores que, ao longo dos últimos anos, deram o seu contributo na construção da Missão Cáritas e que presenciaram o acolhimento dos novos Membros da direção de Conselho Fiscal. Assinalou-se mais uma passo que concorre para a missão da organização.

PUBLICIDADE

O Padre Luís Costa agradeceu ao Bispo, D. Virgílio Antunes, presente na cerimónia, pela confiança depositada ao longo dos últimos 10 anos, bem como a todos os colaboradores que o acompanharam nesta jornada. Agradeceu também aos membros da Direção do último mandato: Elisa Santos,  Joana Chelinho, Augusto Pinto e  Rui Fernandes e do Conselho Fiscal: Luís Loulé,  Manuel Carvalheiro e Paulo Nuno.

O Presidente da Cáritas de Coimbra apresentou os novos orgãos sociais, enaltecendo a sua disponibilidade e doação para uma nova etapa na vida da instituição.

PUBLICIDADE

publicidade

 Elisa Santos, Helena Afonso, António Cunha e João Bento são os novos orgãos da Direção, enquanto o Conselho Fiscal se faz representar por  Luís Loulé, Paulo Nuno e Rui Fernandes.  

Luís Costa reforçou que “Enormes são os desafios que a sociedade atual coloca às suas instituições e em particular à Cáritas”, falando no seu discurso sobre as alterações demográficas e elevada taxa de despovoamento do interior. Reforçou a necessidade de questionar as políticas públicas, referindo que “é necessário capacitar e reforçar as estruturas de apoio, que subsidiariamente substituem o Estado na provisão de serviços sociais e de saúde, de modo a proporcionar serviços com maior qualidade e mais adequados às especificidades de cada pessoa e contexto.”

A Cáritas de Coimbra “tem feito uma aposta na implementação  destes temas, no sentido de alcançar resultados efetivos para a população que serve”.

São exemplos, segundo  Luís Costa, a criação da Rede Portuguesa de Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis ou a aposta na implementação de desenvolvimentos tecnológicos úteis ao aumento da qualidade de vida. Pe. Luís terminou referindo que “Nos cabe a nós defender que todos os intervenientes: políticos, instituições, cuidadores e até os próprios cidadãos precisam de criar e se comprometer com uma agenda comum  para que o futuro seja uma realidade sustentável.” referindo que a Cáritas de Coimbra está comprometida com esta agenda para servir melhor quem a ela recorre.

Na plateia, repleta de colaboradores da Cáritas de Coimbra, estiveram membros da direção anterior, tendo Augusto Pinto tomado a palavra para falar da sua experiência de quatro anos na Direção da Cáritas. Estiveram também presentes Ramiro Miranda, Diretor do Centro Distrital Segurança Social de Coimbra, Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, assim como representantes de autarquias e outras entidades da sociedade civil.

Conselho Fiscal é constituído por Luís Henrique Ramos da Silva Loulé (Presidente), Paulo Nuno Correira Lucas (Vogal) e Rui Miguel Freire Mendes Fernandes (Vogal)

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE