Cidade

Carina Gomes faz balanço extremamente positivo das Festas da Cidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-07-2019

Carina Gomes faz um balanço extremamente positivo das Festas da Cidade de Coimbra.  

PUBLICIDADE

É bastante positivo “porque não se tratou de festa por festa”, esclarece a vereadora da Cultura e Turismo.

PUBLICIDADE

Foram festas previamente pensadas e estruturadas de modo a fortalecer os sentimentos de pertença e o orgulho dos cidadãos relativamente à nossa cidade, frisou.

Usando da palavra na reunião do executivo municipal de Coimbra, Carina Gomes deu 3 exemplos para justificar o êxito das Festas da Cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

1º exemplo: O espetáculo Este Rio Imenso, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra, pensado e criado especificamente para as Festas da Cidade.

Para registo futuro, vale a pena referir que, tendo o primeiro concerto esgotado em meia dúzia de horas, o segundo concerto foi contratado, depois, por volta das duas da manhã. E foi verdadeiramente impressionante saber do entusiasmo de todos os artistas, a contactarem-se uns aos outros àquela hora, para conseguirem corresponder a este novo desafio da Câmara Municipal. E conseguimos! E o segundo concerto esgotou, com artistas de Coimbra, num espetáculo feito na nossa cidade, para a nossa cidade, rumo a Capital Europeia da Cultura 2027.

2º exemplo: A justíssima homenagem, com a Medalha de Ouro da Cidade, à Filarmónica União Taveirense (FUT) que ainda ontem esgotou novamente o Grande Auditório do Convento São Francisco, num espetáculo designado “A Filarmónica União Taveirense e as Gentes da Nossa Terra”, integrado nas Festas da Cidade de Coimbra.

Aqui, foi possível ver em palco, além da FUT, os Fonte da Pipa, o Grupo Folclórico de Taveiro, a Associação Flic Flac e até a D. Palmira, que fez duas esteiras, na sua arte de trabalhar o bunho, durante o espetáculo. Agora digam-me se isto é festa por festa. Não, não é. É festa integradora. É festa pensada para levar ao palco e à plateia do Convento São Francisco pessoas que, sem este evento, não iriam àquele equipamento municipal. É esta a missão que a Câmara tem vindo a imprimir ao Convento São Francisco.

3º exemplo: a entrega do Prémio Edmundo de Bettencourt – Canção de Coimbra 2019 ao grupo Na Cor do Avesso.

Foi mais um momento em que é perfeitamente visível a aposta reforçada que este executivo do Partido Socialista tem feito na promoção e na valorização do Fado e da Canção de Coimbra. Veja-se, a este respeito e como exemplos, a criação de um novo festival “Correntes de um só rio”, dedicado precisamente a este género musical que é único de Coimbra, o trabalho feito a partir do Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra, instalado na Torre de Anto, as visitas guiadas dedicadas a esta temática na sua ligação com as tradições académicas e a Grande Noite do Fado de Coimbra.

A vereadora aproveitou um momento para “deixar um agradecimento público, para que fique registado em ata, a todos os funcionários da Câmara Municipal de Coimbra que, com o seu empenho e dedicação, sem horários, tornaram possíveis estas Festas”.

Ana Moura, HMB, Miguel Araújo, Rodrigo Leão, Tiago Nacarato e The Black Mamba foram as principais atrações das Festas da Cidade de Coimbra 2019, entre 29 de junho a 7 de julho, numa organização da Câmara Municipal de Coimbra.

Os destaques completam-se com os projetos culturais Na Cor do Avesso  e Este Rio Imenso.

As festas decorreram em espaços emblemáticos da cidade, tais como o Jardim da Sereia, o Parque Verde do Mondego, a Praça do Comércio, o Convento São Francisco ou o Terreiro da Erva.

Para além de muita música e fogo de artifício, o programa das Festas da Cidade de Coimbra incluiu exposições, visitas guiadas, exibições cinematográficas, animação de rua, folclore e etnografia, atividades desportivas e, claro, como não podia deixar de ser, as comemorações oficiais do Dia da Cidade, a 4 de julho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE