Desporto

“Capital dos desportos de praia” vai vibrar com a Hugo Almeida Futevólei CUP (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-06-2021

A Hugo Almeida Futevólei CUP  foi apresentada hoje no Centro de Artes e Espectáculos, na Figueira da Foz. A 9.ª edição prova decorre nos dias 24, 26 e 27 de junho, na Praia de Buarcos.

PUBLICIDADE

A cerimónia de apresentação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, da Vereadora do Desporto, Mafalda Azenha, de Hugo Almeida e dois elementos da organização da prova, João Alves e Ruca.

O torneio arranca no dia 24 de junho, quinta-feira, às 9:00 com 20 duplas locais que vão competir no primeiro dia do evento que terminará às 19:00. Um limite máximo de 20 duplas que deixou algumas duplas da terra fora do evento, pois o número de duplas inscritas superou o que a organização previa, refere Ruca da organização da Hugo Almeida Futevólei CUP.

PUBLICIDADE

No primeiro dia de competição vão ser apuradas quatro duplas locais, as primeiras quatro classificadas, que passam à fase de competição nacional.

Assim no sábado e domingo, dia 26 e 27 de junho, decorre a competição nacional onde as quatro duplas locais se juntam a 20 duplas nacionais que compõem o ranking nacional facultado pela Federação Nacional de Futevólei. A competição do fim-de-semana é assim composta por 24 duplas.

PUBLICIDADE

publicidade

No sábado decorre a fase de grupos e os oitavos de final, onde competem seis grupos de quatro duplas cada um, e onde se apuram as duas primeiras duplas e as quatro melhor terceiras duplas. No domingo decorrem os quartos de final, meia final, terceiro e quarto classificados e a final.

A final da Hugo Almeida Futevólei CUP está marcada para domingo, 27 de junho, pelas 17:30.

A ordem de competição é feita de acordo com o ranking disponibilizado. No fim-de-semana de competição nacional estarão presentes duplas de norte a sul do país e da Madeira.

Carlos Monteiro referiu que é com “muito gosto” que a autarquia patrocina o evento e recordou o trabalho que foi feito no concelho, no que aos desportos de praia diz respeito, por Rui Loureiro que organiza o Rugby de Praia desde 2010, e Pedro Dias, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que trouxe futebol de volta para a Figueira e para Buarcos, e pelo Hugo Almeida, com este Torneio de Futevólei, em concreto.

O autarca lembrou ainda o papel de João Ataíde que, “numa altura em que não tínhamos condições, não havia dinheiro, não tínhamos nada”, estimulou o Rugby e o arranque destes grandes eventos de praia, criando uma marca distintiva para a cidade, a FigueiraBeachSportsCity.

“Hoje, tenho o gosto de ouvir que a Figueira é a capital dos desportos de praia”, disse Carlos Monteiro, antes enfatizar que “temos condições naturais para isso e vontade que assim seja”.

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz esclarece que o evento “vai manter sempre a limitação do público e cumprir as normas da Direção-Geral de Saúde. Queremos ter o equilíbrio entre a atividade desportiva mas sem colocar em causa as normas de segurança”, rematou.

O público vai ser distribuído nas bancadas de forma a garantir que não existem aglomerados de pessoas, garante a organização.

A Câmara Municipal da Figueira da Foz apoiou a Hugo Almeida Futevólei CUP com 6.000€ e também com apoio logístico e isenção de algumas taxas, apoio financeiro igual ao que foi atribuído em 2017 quando decorreu o mesmo torneiro nacional, afirma Carlos Monteiro.

Hugo Almeida, presidente da Associação Desportiva de Buarcos, relembra a origem do torneio no período em que durante as suas férias voltava à cidade onde cresceu, Figueira da Foz, e organizava torneios na praia com os amigos.

Hugo Almeida acrescenta que o objetivo continua a ser receber o mundial da competição no areal da Praia de Buarcos, que não foi possível este ano devido à pandemia.

Mafalda Azenha sublinhou a capacidade da Figueira da Foz, quer seja pelas suas condições naturais, pela “nossa capacidade de receber grandes eventos” ou pelas sinergias criadas entre o município e entidades locais, nacionais e estrangeiras, ter granjeado a máxima de capital dos desportos de praia.

“É sinal de que o investimento está a dar resultado, todos juntos estamos a conseguir promover esta marca e o evento do Hugo faz parte também deste conjunto de ações que realizamos como cidade, como um todo”, referiu a vereadora.

Hugo Almeida manifestou-se satisfeito por ter o apoio do município, agradeceu a Carlos Monteiro o facto de “acreditar em nós” e continuar a apoiar o projeto, e deixou uma palavra de apreço a João Ataíde, que fez com que o torneio “fizesse parte dos planos da Figueira e do Figueira Beach Sports City”.

Veja aqui o direto NDC da apresentação da Hugo Almeida Futevólei CUP

 

Veja aqui o direto NDC com Carlos Monteiro e Hugo Almeida

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE