Região

Cantanhede requalifica praia fluvial dos Olhos da Fervença com 789 mil euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 8 meses atrás em 13-09-2023

A Câmara Municipal de Cantanhede, no distrito de Coimbra, vai requalificar a praia fluvial dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, num investimento de cerca de 789 mil euros.

PUBLICIDADE

Esta intervenção de fundo vai incidir na valorização do enquadramento paisagístico de todo o património natural existente na envolvente da praia, assim como na melhoria do acesso e das condições de fruição, no sentido de “reforçar a atratividade deste importante ativo turístico e potenciar a economia local de forma sustentável”, afirma o município de Cantanhede, numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

O auto de consignação da respetiva obra foi assinado no local, na terça-feira, sendo que este ato assinala o início da contagem do prazo para a sua execução, que é de 360 dias.

PUBLICIDADE

“Agora que termina a época balnear de 2023, estamos na altura certa para começar com esta importante empreitada, de modo a que na próximo verão tudo esteja a postos para que a praia fluvial possa receber mais visitantes em ainda melhores condições”, disse, citada na mesma nota, a líder do executivo camarário cantanhedense, Helena Teodósio.

De acordo com a autarca, este espaço tem registado uma elevada afluência, por isso tornou-se “incontornável dimensionar a praia para responder à crescente procura, conforme se pretende com a empreitada”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta é a primeira fase de um projeto muito ambicioso, mas que não é possível executar desde já na sua totalidade, sobretudo pela necessidade de se proceder à aquisição de mais terrenos para além daqueles que a Câmara Municipal adquiriu recentemente por 125 mil euros”, referiu Helena Teodósio.

“A área correspondente a essas aquisições destinou-se em parte ao aumento da zona de estacionamento, noutra intervenção, já iniciada este ano e que será concluída no próximo, ao nível do pavimento e com a plantação de árvores para ensombramento”, acrescentou.

Os trabalhos desta obra agora consignada visam a valorização da praia fluvial, com a criação de uma zona de proteção paisagística qualificada para a envolvente das nascentes que abastecem de água o concelho de Cantanhede e outras áreas limítrofes, contemplando ainda o reforço dos mecanismos de conservação dos recursos naturais e a instalação de estruturas de observação e de relação com a natureza.

No projeto criado pela Divisão de Estudos e Projetos da autarquia, o parque de lazer vai estender-se desde a vala até ao parque de estacionamento e passará a ter dezenas de mesas, bancos, bebedouros, vários painéis informativos, bem como instalações sanitárias adequadas para os visitantes.

Os circuitos pedonais vão ser em saibro estabilizado e os passadiços vão permitir o acesso à praia a pessoas de mobilidade condicionada.

Na obra está também prevista instalação de iluminação e a criação de quatro zonas de observação ao longo dos vários percursos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE