Região

Cantanhede quer transferências na área da saúde. Mas só após o regresso da consulta aberta

António Alves | 9 meses atrás em 25-07-2023

A presidente da câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, reafirmou esta terça-feira, 25 de julho, a vontade de receber a transferência de competências na área da saúde. Mas, para tal, reivindicam “o cumprimento do protocolo relativo à consulta aberta e a clarificação dos postos de enfermagem” no concelho.

PUBLICIDADE

No discurso feito durante a Sessão Solene do Dia do Município, a autarca recordou que o hospital local tem sido esvaziado pelos vários Ministérios da Saúde. “Um hospital que teve urgência, maternidade, meios auxiliares de diagnóstico, bloco operatório e consultas de especialidade, um hospital que afinal já teve tudo o que agora consideramos que deve voltar a ter”, disse.

Dirigindo-se ao secretário de Estado da Segurança Social Gabriel Bastos – que presidiu à cerimónia realizada no exterior dos Paços do Concelho -, Helena Teodósio pediu para interceder junto do Governo sobre esta solicitação do seu município e que consta numa adenda apresentada ao titular da pasta da Saúde, Manuel Pizarro.

PUBLICIDADE

Nesse documento, e para além do cumprimento do protocolo”, estão também “as rubricas que têm valores inferiores aos que entendemos serem os justos e necessários”. “Acredito que o Sr. Ministro será sensível aos nossos argumentos e que brevemente possamos proceder à assinatura do auto para bem dos munícipes e da qualidade da saúde no concelho”, frisou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a presidente da câmara Helena Teodósio

PUBLICIDADE

publicidade

 

A Sessão Solene do Dia do Município de Cantanhede teve como ponto alto a entrega da Medalha da Cidade à Santa Casa da Misericórdia local. Uma instituição criada há 450 anos e que, segundo Helena Teodósio, foi “durante séculos a única resposta social estruturada em benefício dos mais pobres e desprotegidos da região, tendo depois alargado a sua atividade a outras áreas”.

Neste momento, tem vindo a acrescentar “valências e dimensionando os seus serviços a uma escala ajustada às crescentes exigências sociais, cumprindo exemplarmente a sua missão, quer em benefício da infância e da juventude, das pessoas idosas, dos portadores de deficiência ou incapacidade e de quem vive situações de necessidade ou dependência, quer no apoio à integração social e comunitária quer na promoção da saúde”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a Sessão Solene do Dia do Município de Cantanhede

 

A cerimónia contou com as intervenções dos presidentes de câmara de concelhos geminados com Cantanhede (Rio Maior, Mêda e Cantanhede do Maranhão, no Brasil), do presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, e do presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede, João Moura.

A autarquia entregou ainda o Prémio Lima de Faria à aluna Maria da Silva Oliveira Branco e prestou homenagem aos funcionários que cumpriram 25 anos de serviço e a todos aqueles que se aposentaram no último ano. Foram ainda entregues votos de louvor e reconhecimento às associações e empresas locais que completaram 25, 50 e 75 anos de existência. Houve ainda momentos de interlúdio musical com o tenor cantanhedense Gabriel Santos e a pianista Rita Namorado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE