Região

“Cantanhede irá continuar a lutar pelo regresso da urgência básica ” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 26-07-2022

“Cantanhede irá continuar a lutar pelo regresso da urgência básica ou, pelo menos, pela reabertura da consulta aberta”, afirmou, esta segunda-feira, a presidente da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

“Vamos continuar a reivindicar o que nos parece de elementar justiça para com a população de Cantanhede face ao que são os seus direitos no acesso à prestação de cuidados de saúde diferenciados”, reforçou Helena Teodósio durante a cerimónia solene do Feriado Municipal.

O presidente da Assembleia Municipal anunciou que “deu entrada, esta segunda-feira, na Assembleia da República a petição: pela reabertura da urgência/consulta aberta em Cantanhede, realçando que são “4572 munícipes que deixam bem expresso o seu descontentamento exigindo a reabertura da consulta aberta nos termos do acordo celebrado em 2007”.

PUBLICIDADE

João Moura frisou que “Cantanhede exige um comportamento sério por parte da Administração Regional de Saúde. Vivemos num estado de direito e esta atitude prepotente, perante o Município de Cantanhede, é inqualificável e tem contornos de ilegalidade, reforçando que “a consulta aberta foi encerrada pelo Ministério da Saúde através da Administração Regional de Saúde muito antes da crise pandémica, por decisão unilateral sem que a Câmara Municipal tenha sido consultada”.

Helena Teodósio na sua intervenção enfatizou “a crescente afirmação de Cantanhede no contexto da Região e do País”, sublinhando que “o lema de toda a ação política do executivo camarário é  valorizar o território, criando condições favoráveis ao desenvolvimento estruturante e sustentável para o reforço da coesão social e satisfazer as necessidades presentes e futuras dos cidadãos de todas as gerações”.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarca lembra que “o Município de Cantanhede está agora confrontado com desafios ainda mais exigentes, no quadro das novas competências transferidas da Administração Central para as Autarquias”.

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território frisou que o  acordo setorial entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses para a descentralização nos domínios da Educação e da Saúde “é um bom acordo”

Para Carlos Miguel “o exercício de poder autárquico sempre foi um enorme desafio, mas nunca foi tão desafiante como agora”.

Na sessão comemorativa do feriado municipal, o Município de Cantanhede homenageou os funcionários da autarquia e da Empresa Municipal de Desenvolvimento Económico Social de Cantanhede (Inova-EM) que completaram 25 anos de serviços em funções públicas, bem como os funcionários que se aposentaram no último ano.

As associações do concelho que em 2022 completam 25 anos, 50 ou 75 anos de atividade também foram agraciados.

O Município distinguiu, ainda, várias pessoas e entidades do concelho. Na área das empresas foi homenageada a José Aniceto & Irmão e na área do desporto e competição Vasco Vaz. Amílcar Falcão na área de Investigação/empreendedorismo/Ciência e o escritor/poeta António Canteiro (pseudónimo literário de João Cruz), na área da cultura/literatura/criação. 

Já a mestre em Biologia Celular e Molecular Carolina Tocantis de Figueiredo Santos recebeu a Bolsa de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria.

A 30ª edição da Expofacic, também não foi esquecida, com Helena teodósio a afirmar que ” o certame vai evidenciar de novo a pujança que o tornou num dos mais populares e concorridos eventos do país juntando amigos, trazendo abraços e sorrisos”.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE