Região

Cantanhede estreia orçamento participativo com dois modelos distintos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 12-04-2022

A Câmara Municipal de Cantanhede vai promover pela primeira vez a iniciativa Orçamento Participativo de Cantanhede, acompanhado do Orçamento Participativo Jovem para reforçar a “cidadania ativa” no concelho.

PUBLICIDADE

O Orçamento Participativo (OP) vai assentar num modelo fechado para o OP geral, em que os munícipes são chamados a escolher um dos cinco projetos predefinidos.

No caso do OP Jovem, trata-se de um modelo aberto, em que os participantes “propõem à Câmara a realização de um investimento direcionado aos jovens, até ao limite de 50 mil euros”, informou o Município de Cantanhede, no distrito de Coimbra, numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

PUBLICIDADE

“Queremos uma comunidade mais ativa e relevante no exercício da cidadania, dando-lhe oportunidade de propor e eleger propostas de investimentos de interesse para o concelho”, disse, citada na mesma nota, a presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio.

No que diz respeito ao Orçamento Participativo de Cantanhede, podem participar todos os cidadãos residentes no concelho, com mais de 16 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

A construção do auditório municipal, a criação do centro tecnológico de informática, bem como a requalificação da marginal na Praia da Tocha, são algumas das propostas de investimento que estão sujeitas a votação.

Outras das propostas passa pela construção de uma piscina exterior e espaço de lazer nas Piscinas Municipais de Cantanhede, e ainda a construção do circuito de manutenção e do parque infantil inclusivo no Parque Urbano da Quinta de São Mateus.

A votação pode ser feita ‘online’ ou presencialmente no Paços do Concelho, na Casa Francisco Pinto e na Biblioteca Municipal, sendo que as votações decorrem “até 15 de maio, seguindo-se, até final deste mês, a análise de eventuais reclamações e avaliação da comissão de análise”, adianta o comunicado.

Em julho serão divulgados os resultados e apresentado o projeto vencedor.

O Orçamento Participativo Jovem está em fase de divulgação até 15 de junho e as propostas devem ser apresentadas, mediante inscrição prévia na plataforma existente no ‘site’ do município, até 15 de setembro.

Segundo a autarquia, entre 15 de setembro e 15 de outubro decorre a “análise técnica das propostas, decorrendo a votação durante um mês, até 15 de novembro, através do ‘site’ do município” ou de forma presencial nas instalações da Câmara.

O projeto vencedor será anunciado até 16 de dezembro de 2022.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE