Extra

Candidaturas abertas para apoio na compra de veículos elétricos  

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-03-2021

As ajudas do Estado para a compra de bicicletas, motas e carros elétricos já estão disponíveis. Conheça os projetos de mobilidade sustentável no distrito de Coimbra que também contribuem para uma maior consciencialização ambiental da região.

PUBLICIDADE

O Fundo Ambiental abriu as candidaturas para as ajudas na compra de veículos elétricos. Estes apoios do Estado visam contribuir para uma maior adesão a este tipo de transporte, já que os preços praticados para estes produtos ainda não são acessíveis à maioria dos portugueses. Desta forma, estas medidas facilitam a compra de motas, bicicletas e carros elétricos, aumentando a circulação de viaturas sem emissões prejudiciais para o meio ambiente.

O orçamento para este incentivo é o mesmo de 2020. No entanto, foram introduzidas várias alterações nas respetivas categorias. No total, serão distribuídos 4 milhões de euros para esses apoios, sendo que 1 milhão de euros está reservado para a compra de bicicletas (cujo apoio inclui motas e pode acumular ajudas municipais) e 3 milhões de euros serão destinados à compra de automóveis.

PUBLICIDADE

Para a aquisição de ligeiros de passageiros, cada particular terá acesso a uma ajuda de 3 mil euros num automóvel com valor máximo de 62 500 euros. Esta ajuda estará disponível para 700 candidatos, sendo que as empresas estão excluídas nesta categoria. Haverá ainda um incentivo de 6 mil euros para pessoas singulares com atividade empresarial ou pessoas coletivas.

Se estes automóveis forem adquiridos pelo serviço de leasing, será necessário inserir a cópia completa do contrato de pelo menos 24 meses e com data posterior a 1 de janeiro de 2021. Caso seja comprado com um crédito automóvel ou de outra forma, é exigido que seja apresentada uma fatura de aquisição com data posterior a 1 de janeiro de 2021.

PUBLICIDADE

publicidade

As inscrições terminam a 30 de novembro. Se houver categorias em que as candidaturas não esgotaram a verba disponível nessa data, o montante será redistribuído pelas restantes tipologias em que existir ordem de espera. Essa ordem é a seguinte:

  1. Veículos ligeiros de mercadorias
  2. Bicicletas de carga
  3. Bicicletas, ciclomotores e motociclos elétricos 
  4. Veículos ligeiros de passageiros

Para efetuarem a candidatura, os interessados terão de a realizar pela internet através de uma plataforma própria. O registo é feito na página oficial do Fundo Ambiental e exige a apresentação de documentos como: cartão de cidadão, comprovativo da situação tributária obtida através da Autoridade Tributária e Aduaneira, comprovativo da regularização da situação contributiva junto da Segurança Social e prova de matrícula. 

Região de Coimbra investe em projetos de mobilidade sustentável

Em 2021, o distrito de Coimbra mostra-se preocupado com as questões ambientais e aprovou novos projetos de incentivo à mobilidade sustentável, incluindo a introdução de transportes públicos de baixas emissões de carbono e novas formas de melhorar o carregamento de veículos elétricos.

A região planeia um investimento de 13,6 milhões de euros na mobilidade sustentável que incluí quatro candidaturas ao Programa Operacional Regional Centro 2020 apresentadas pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra a 8 de março de 2021. Este valor conta com o apoio do cofinanciamento comunitário FEDER, que contribui com cerca de 11,5 milhões de euros. Estes investimentos visam a concretizar o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da CIM Região de Coimbra.

Já a 22 de fevereiro, o município de Coimbra aprovou a execução da Linha do Hospital, que vai ligar através de um metrobus a baixa ao complexo de saúde. Este projeto está inserido no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que consiste na implementação de uma rede de veículos elétricos de transporte coletivo. Este meio de transporte funciona a bateria e vai operar na área urbana de Coimbra, passando em Miranda do Corvo e no antigo ramal ferroviário da Lousã. 

Além disso, o Município de Coimbra faz agora parte das 12 autarquias selecionadas para integrar o projeto “Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e Sustentabilidade”, coordenado pela Confederação Nacional de Municípios Brasileiros e financiado pela Comissão Europeia, através do EuropeAid. A confirmação foi dada a 3 de março e ajudará na implementação de políticas públicas inovadoras e de promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

Lembre-se ainda que em outubro de 2020 foi formalizada a parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Mobi.E através de um protocolo relativo à instalação e exploração de um hub de carregamento de veículos elétricos. Desta forma, a cidade oferece tanto meios de transportes coletivos “verdes” como facilita a mobilidade elétrica por parte dos habitantes. O hub vai permitir o carregamento de 18 veículos em simultâneo e vai ficar localizado na confluência da Avenida Mendes Silva e das ruas Pedro Nunes e Garcia de Orta, ficando junto ao Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, à Oficina Municipal de Teatro e à Casa Municipal de Proteção Civil.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE