Advogados

Candidato ao Conselho Regional de Coimbra quer que a Ordem dos Advogados defenda ambiente e qualidade de vida

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-09-2019
O advogado José Trincão Marques, que ontem (20 Setembro) apresentou a sua candidatura a Presidente do Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados (OA), quer ver a Ordem a defender o Ambiente e Qualidade de Vida, inserindo tal desígnio na defesa dos Direitos Fundamentais.
 
Advogado há mais de 25 anos e com escritório sede em Torres Novas, José Trincão Marques lembrou que compete estatutariamente à Ordem dos Advogados a defesa dos Direitos Fundamentais dos cidadãos, defendendo que, entre esses Direitos Fundamentais, deve caber também a defesa do Ambiente e da Qualidade de Vida, pelo que pugna por uma atitude activa nesse novo campo de intervenção pública.
 
A apresentação da candidatura,que decorreu no Auditório do Conselho Regional, contou ainda com o apoio, além da equipa candidata a Coimbra, de Luís Menezes Leitão, na corrida para bastonário da OA e de Paula Lourenço, como candidata ao Conselho Superior da OA, nas eleições do próximo mês de novembro.
 
Acção, Proximidade e Renovação: os três pilares do programa eleitoral de Trincão Marques, que lidera uma equipa de 11 elementos afectos ao Conselho Regional de Coimbra da OA, cujo raio de acção se estende da Guarda a Torres Novas e tem cerca 3500 advogados registados na Ordem.
 
Assumindo-se como um candidatura livre e independente do satus quo vigente e que importa mudar, Trincão Marques apontou o caminho: Agir para contrariar o imobilismo, inércia e apagamento interno e externo da instituição, e aproximar-se dos advogados, que se sentem cada vez mais o afastamento da Ordem, que pouco mais se limita a fazer do que acções de formação e renovar, em nome da democracia que se quer saudável, possibilitando o refrescamento das equipas, a mudança de rotinas e evitando acomodamentos nas funções.
 
Crítico em relação à passividade da Ordem e às questões que afectam a advocacia, como a procuradoria licita, a desjudicilaização exagerada, o sistema de acesso ao Direito e aos tribunais, também a insegurança destes profissionais, no que toca à protecção na doença e na velhice, o modelo de estágio actualmente em curso constam também do programa eleitoral . 
 
Relembrando que os advogados são os defensores na primeira linha dos direitos dos cidadão, do programa do candidato ao Conselho Regional de Coimbra, consta, ainda, uma proposta inovadora: Pugnar pela intervenção da Ordem dos Advogados nas defesa das questões ambientais,ou seja, no direito do ambiente e na qualidade de vida, igualmente direitos fundamentais dos cidadãos.
 
O candidato ao Conselho de Coimbra terá ao seu lado como vice-presidente Verónica Mendes (Coimbra). A restante equipe é constituída por João Carlos Lages (Oliveira de Frades), Maria João Brigeiro (Aveiro), Anabela Estanqueiro (Tomar), Vítor Lavajo (Guarda), Patrícia Pascoal (Leiria), Ana Paula Valentim (Coimbra), João Antunes dos Santos (Pombal), Cristina Gregório (Castelo Branco) e José Pinto Coelho (Figueira da Foz).
 

 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE