Política

Candidato a Presidente da República promete vinho canalizado em todas as casas e um Ferrari para cada português

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 17-11-2025

Imagem: Facebook

Manuel João Vieira, líder da banda Ena Pá 2000, anunciou que vai concorrer às eleições presidenciais portuguesas, marcadas para janeiro de 2026.

Conhecido pelo seu humor absurdo, Vieira promete propostas inusitadas, como uma cidade para 10 milhões de habitantes baseada em Inteligência Artificial, vinho canalizado em todas as casas e um Ferrari para cada português.

Vieira, que também atua sob os pseudónimos Lello Marmello e Lello Minsk, garante ter recolhido cerca de 9 mil assinaturas, superando as 7.500 exigidas para se candidatar. Em entrevistas, apresenta-se com um chapéu de comandante e desfila um conjunto de propostas surrealistas, incluindo patinadoras russas e dançarinos cubanos distribuídos pela população, bem como soluções controversas para a imigração baseadas na uniformização do tom de pele.

PUBLICIDADE

Apesar do tom cómico da candidatura, Vieira afirma ter motivações sérias, como alertar para o crescimento do fascismo e a ausência do aquecimento global nas agendas dos restantes candidatos.

Manuel João Vieira nasceu em 1963, filho do pintor João Rodrigues Vieira. Além de músico, é artista plástico e professor de arte, tendo fundado os Ena Pá 2000 em 1984. A banda conquistou notoriedade pelo humor absurdo e, por vezes, obsceno.

A candidatura de Manuel João Vieira já gerou viralidade nas redes sociais, com vídeos e memes amplamente compartilhados, transformando o comediante em uma presença inesperada na corrida presidencial portuguesa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE