Coimbra

Caminhos pedonais vão ter escadas acessíveis nos Lóios. Obras trazem árvores novas de Celas à Solum (com video)

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 12-11-2021

A obra dos caminhos pedonais nos Lóios, Rua Bernardim Ribeiro e Bernardo de Albuquerque foi hoje consignado e vai avançar. Em frente à Escola Secundária Avelar Brotero está prevista a remoção de seis exemplares de choupo de grande porte, a que se somam mais dois em frente ao edifício da empresa de telecomunicações.

PUBLICIDADE

Estes cortes inserem-se num outro lote da mesma obra, na Rua General Humberto Delgado, que teve o procedimento parado na sequência de um protesto de um grupo de munícipes que, em maio passado, se mostrava contra o abate de árvores de grande porte e cujo representante foi recebido na sessão de Câmara.

Na altura, o executivo em funções decidiu pedir novo parecer técnico que veio a confirmar as más condições de salubridade e insegurança das árvores. Deste parecer conclui-se agora a necessidade de cortar as árvores por razões de segurança afirma a vereadora do urbanismo.

PUBLICIDADE

Ana Bastos disse ao Notícias de Coimbra que “por cada árvore que vai ser cortada serão plantadas outras sete” e refere que embora de porte diferente, far-se-á a substituição das árvores que mais cedo ou mais tarde teriam de ser retiradas por questões de segurança. A Câmara Municipal de Coimbra consignou hoje a empreitada à empresa Engiperfil, Lda., que venceu o concurso público, num investimento de quase 300 mil euros.

A requalificação de passeios na Rua General Humberto Delgado, lote 4 da ampla empreitada de requalificação de caminhos pedonais de Celas à Arregaça, vai implicar o abate de oito árvores que apresentam debilidades fitossanitárias. Em compensação a empreitada prevê a plantação de 68 novas árvores na mesma rua. Em termos globais, nesta empreitada a CM Coimbra vai plantar 160 novas árvores.

PUBLICIDADE

publicidade

Futura intervenção nos passeios da Rua General Humberto Delgado

O municipio revela que “cada exemplar abatido por razões de segurança ou fitossanitárias serão plantadas sete novas espécies na Solum, num total de 160 árvores, no âmbito da ampla empreitada de requalificação de caminhos pedonais em curso desde maio. São três sobreiros, azinheiras, olaias, lódãos, áceres, ulmeiros e jacarandás”.

Na avaliação efetuada pelos “serviços técnicos especialistas” – explica ainda a autarquia – “verificou-se que três destas árvores apresentam evidências inequívocas de debilidades muito relevantes a nível fitossanitário, sendo evidente uma redução da sua vitalidade e compacidade da copa, grande parte dos ramos apresentam sinais de “die-back”, vários pontos de exsudações no tronco, havendo também registo da presença  de carpóforos no colo da base, que sendo o corpo frutífero de fungos, são bioindicadores de podridões internas, por conta de fungos lenhícolas (que se alimentam de lenho morto, decompondo-o), assim como debilidades estruturais, pela descompensação e desequilíbrio ao nível das copas, e por isso têm que ser inequivocamente removidas”.

As restantes árvores, ainda que numa escala menos evidente, apresentam também debilidades fitossanitárias. Os serviços indicam que estas árvores seriam passíveis de serem mantidas, com as devidas reservas. Porém, as mesmas vão ainda sofrer um grande impacto com a obra, cuja área de intervenção é justamente na zona radicular, aumentando a probabilidade do agravamento do estado fitossanitário, a diminuição do vigor vegetativo, a predisposição para ataques de fungos e insetos, ao aparecimento de problemas estruturais e, consequentemente, o aumento do risco de rutura passível de provocar danos em pessoas e bens. São ainda consideradas árvores desadequadas para o local uma vez que têm uma grande expansão radicular e elevadíssimo porte.

Vai avançar a obra do lote 1 da ampla empreitada de requalificação de caminhos pedonais de Celas à Arregaça que representa um investimento global de 2,5 milhões de euros e que a autarquia já deu início em maio, com uma ampla operação de melhoria dos caminhos pedonais desde a avenida Dr. Dias da Silva até à rua do Brasil, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

Esta intervenção, aprovada em maio pelo executivo municipal, representa um investimento de 295.171,51 euros (IVA incluído) e visa a construção e remodelação de passeios na rua Bernardim Ribeiro e a requalificação da ladeira dos Lóios, que inclui o caminho e as escadas dos Lóios. Este percurso pedonal integra a ligação entre a zona da Cumeada e a zona do Calhabé, onde se situa um importante polo educativo e uma zona desportiva e comercial, e que é, por isso, muito frequentada. A empreitada inclui ainda, na zona de Celas, uma intervenção na rua Bernardo de Albuquerque, para alargamento de passeios e priorização da circulação pedonal.

A Câmara de Coimbra prossegue, assim, com a requalificação de passeios por todo o concelho. Já no início do mês de maio, a autarquia avançou com uma ampla operação de melhoria dos caminhos pedonais desde a rua Miguel Torga até à rua do Brasil (correspondentes aos lotes 2, 3 e 4). Um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, que visa essencialmente aumentar a segurança e o conforto na mobilidade pedonal, eliminar barreiras a pessoas com mobilidade reduzida, criar novos espaços verdes para lazer e convívio, com instalação de mesas, cadeiras e equipamentos de ginástica e de manutenção, reforçar a iluminação pública e a plantação de árvores.

Já relativamente ao lote 5, o concurso público já foi concluído e adjudicado em dezembro, aguardando agora o visto prévio do Tribunal de Contas. A obra será realizada pela empresa Civibéria – Obras Civis, SA., que venceu o concurso público, pelo valor de 834.008 euros (IVA incluído). A intervenção prevê a requalificação urbana da zona de ligação da rua dos Combatentes com a rua do Brasil e espaços envolventes.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE