Coimbra

Câmara requalifica Feira dos 7 e dos 23 para “melhorar a compra e venda de produtos” (com vídeos)

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 07-08-2021

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) consignou, esta manhã, a empreitada de requalificação da Feira dos 7 e dos 23, que se realiza em Bencanta, na União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades. A obra foi entregue à empresa Civibérica, que venceu o concurso público. Tem como objetivo dotar o local  “de maior conforto e segurança para os utilizadores”, conforme explicou a autarquia.

PUBLICIDADE

A  intervenção de requalificação do espaço que acolhe a Feira dos 7 e dos 23, em Bencanta, na qual são comercializados nos dias 7 e 23 de cada mês uma grande variedade de produtos, desde alimentares a artigos de mobiliário, representa um investimento que segundo o presidente da CMC, Manuel Machado, “não vai andar longe de meio milhão de euros”, vão incidir numa área de 35.000 m2 e “deverão estar concluídas até ao final do ano”.

As obras de requalificação vão focar-se “genericamente, na pavimentação dos arruamentos, vedação do recinto, pintura e sinalização rodoviária, delimitação e pavimentação da zona de venda e da zona de restauração”.

PUBLICIDADE

Prevê também a execução de novas instalações sanitárias e a plantação de mais de uma centena de árvores, mais concretamente freixos e bétulas”.

Para além dos melhoramentos já referidos, o autarca referiu que o investimento de cerca de meio milhão de euros vai sevir também para “construção de um parque de estacionamento e para a colocação de alguns dispositivos de vigilância por razões de segurança”.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Machado explicou que “Nós andamos há bastante tempo a procurar resolver esta questão dado que o terreno é do Estado, integra-se na reserva agrícola e na reserva ecológica nacional”.

O líder do Município esclareceu que a intenção, após a conclusão da obra passa por entregar formalmente a gestão da feira à  União de  Freguesia de São Martinho do Bispo e Ribeira de frades, situação que “na prática, de forma informal, já vem sendo assim, mas que só depois da obra realizada é que iremos proceder à entrega formal Feira para que a junta continue a fazer o seu trabalho com adequadas condições”. O autarca acrescentou que o procedimento “pouco alterará para os utilizadores, vai alterar sobretudo é nas receitas e despesas da JF”.

O edil destaca a “grande atividade económica no domínio da agricultura” de Coimbra e defende que a requalificação do espaço onde se realiza a Feira vai contribuir para “melhorar a venda e a compra de produtos”.

A feira vai continuar a fazer-se durante o período de obras, que se prevê de 120 dias, sendo interrompida apenas dois dias, conforme explicou o autarca de Coimbra.

Veja o vídeo do direto NDC da assinatura do auto de consignação para a requalificação da Feira dos 7 e dos 23:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE