Região

Câmara preocupada com a falta de médicos na Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-10-2021

O novo Diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, Dr. Victor Bernardo, realizou, ontem à tarde, uma visita à Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra com o intuito de se apresentar perante o Executivo Municipal e de se inteirar da situação do setor da saúde concelhio. De entre os assuntos abordados, salienta-se a clara e manifesta falta de pessoal médico no Concelho de Pampilhosa da Serra, quer no Centro de Saúde concelhio, como nas duas extensões existentes em Dornelas do Zêzere e Unhais-o-Velho.

PUBLICIDADE

Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal, reforçou que o território possuí uma população muito idosa e uma vasta área de 400 quilómetros quadrados, fatores que intensificam a necessidade de um atendimento médico de qualidade e em quantidade.

O novo Diretor do ACES-PIN, Victor Bernardo, que se fez acompanhar do seu antecessor, Dr. Avelino Pedroso, compreendeu esta preocupação, afirmando que é recíproca e que será uma batalha na qual irá lutar lado a lado com a Câmara Municipal. Para o efeito, anunciou que se encontra aberto o procedimento concursal para a colocação de dois médicos no Concelho de Pampilhosa da Serra, procedimento esse que deverá estar concluído até fevereiro do próximo ano. Ainda assim, e após diálogo com o Sr. Presidente, Sr.ª Vice-Presidente, Alexandra Tomé, e Sr. Vereador, Rui Simão, no sentido de se encontrarem outras soluções, surgiu o desafio de se encontrar benefícios ou regalias que se possam oferecer ao pessoal médico afeto ao Concelho, por parte da Autarquia, de modo a que seja mais atrativa a sua colocação neste território.

PUBLICIDADE

A terminar, Alexandra Tomé sensibilizou o Sr. Diretor para a importância da manutenção do transporte gratuito para consultas programadas, um serviço articulado em estreita ligação entre a Câmara Municipal, a Administração Regional da Saúde do Centro e os Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra. Victor Bernardo elogiou ainda o modo como a Autarquia e o Centro de Saúde se organizaram no processo de vacinação, obtendo resultados acima da média nacional.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE