Câmaras

Câmara Municipal de Coimbra dinamiza criação de Associação de Desenvolvimento Local

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 11-09-2014

unnamed (4)A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) está a dinamizar a criação da Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra (ADLC), intenção que, segundo fonte da autarquia, despertou um expressivo entusiasmo nos representantes de instituições que participaram na primeira reunião sobre este tema, realizada ontem, na sala de sessões dos Paços do Município.

PUBLICIDADE

No encontro presidido pelo presidente da CMC, Manuel Machado, alguns participantes manifestaram o seu lamento por o concelho não dispor de uma ADLC, o que equivale à perda de fundos comunitários. Já quando se abordou a criação do núcleo fundador da futura ADLC surgiram mais voluntários do que os cinco necessários.

A CMC adianta que nesta primeira reunião participaram 12 instituições, representativas de vários sectores e enquadráveis neste tipo de associação. Numa segunda fase, abrir-se-á a ADLC a demais entidades que se pretendam associar.

PUBLICIDADE

Os objetivos das ADL passam pela promoção do desenvolvimento local e regional integrado, através da dinamização socioeconómica e cultural, mediante o apoio a atividades produtivas e prestação de serviços nos domínios da formação profissional. Durante o quadro comunitário 2007-2013 estas entidades foram executoras de programas específicos de financiamento destinados a este tipo de estruturas, adianta a informação da CMC enviada a NDC.

Para o período 2014-2020, as ADL irão ser responsáveis pela implementação de Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), ferramentas que visam envolver os atores locais no desenvolvimento de respostas para os desafios sociais, ambientais e económicos, estando previsto, no acordo de parceria Portugal 20 20, um envelope financeiro de perto de 440 milhões de euros para estas estruturas. A Comissão Europeia considera que o DLBC pode facilitar a implementação de abordagens integradas dos Fundos Estruturais Europeus de Investimento destinados a atingir o nível local, permitindo, pela primeira vez, intervenções em meios urbanos (DLBC Urbanos).

PUBLICIDADE

publicidade

Na região centro existem cerca de 18 ADL, sendo que o concelho de Coimbra é dos poucos do país que ainda não possui uma, nem está integrado em nenhuma destas estruturas, não sendo, consequentemente, beneficiário deste regime de apoios. Após a reunião de ontem, foi constituída uma comissão instaladora que irá desencadear os procedimentos com vista à constituição formal da associação e posterior candidatura à gestão do DLBC.

Neste encontro fundador, aderiram de imediato à ADLC: Adega Cooperativa de Souselas, Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego, Associação do Comércio e da Indústria de Panificação e Similares, Associação de Doceiros de Coimbra, Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Caixa de Crédito Agrícola, Centro de Formação Profissional do Artesanato, Cooperativa Agrícola de Coimbra, Herança do Passado, Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior Agrária de Coimbra, Mercado Abastecedor de Coimbra e Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE