Coimbra

Câmara “força” transferência da Casa da Criança para instalar Saúde de Taveiro

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-07-2019

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) quer “forçar” transferência das competências de gestão sobre o imóvel denominado “Casa da Criança” para ali instalar a Extensão de de Saúde de Taveiro.

PUBLICIDADE

O líder do município deu a entender na reunião do executivo municipal que não se sabe quem está a tomar conta da casa, mas que “tem uma chave” da dita.

O imóvel, que estará nas mãos da Direção do Tesouro e Finanças, já teria estado em nome da extinta Assembleia Distrital de Coimbra. 

PUBLICIDADE

O processo pode ser demorado, advertiu a vereadora Regina Bento. Madalena Abreu e Ana Bastos querem saber pormenores do processo, mas a maioria não dá grandes esclarecimentos.

PUBLICIDADE

publicidade

Recordamos que a CMC aprovou em 2018, por unanimidade, uma proposta para a transferência da Extensão de Saúde de Taveiro, das atuais instalações, para o edifício da “Casa da Criança”.

“Existe um amplo consenso (…), tanto ao nível da população, representada pelos presidentes de Junta das Uniões de Freguesia que encaminham utentes para esta Extensão (União de Freguesias de Taveiro, Arzila e Ameal e União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades), como ao nível dos profissionais que desenvolvem a sua atividade nesta Extensão”, lê-se na proposta, redigida pela vereadora da CMC responsável pelo pelouro da Saúde, Regina Bento.

A Extensão de Saúde de Taveiro serve uma população de 5700 habitantes, oriunda maioritariamente das povoações de Taveiro e Ribeira de Frades.

Estando as atuais instalações “cada vez mais inadequadas, tanto ao nível do seu estado de conservação, muito degradado, como ao nível da dimensão das áreas existentes para a prestação de cuidados, em condições pouco dignas e sem um mínimo de conforto para os seus utentes e profissionais”, a CMC propõe assim a sua transferência para a “Casa da Criança”. Um edifício que pertence ao Estado, situado na localidade de Taveiro, que se encontra desocupado e que “oferece boas condições, em termos de áreas disponíveis, envolvência, qualidade de construção, acessibilidade e estacionamento”, lê-se ainda na argumentação que consta na proposta.   

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE