Coimbra

Câmara de Vila Nova de Poiares cancela Mostra Nacional de Artesanato

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-04-2020

 A Câmara de Vila Nova de Poiares decidiu não realizar este ano a PoiArtes – Mostra Nacional de Artesanato, que deveria decorrer de 10 a 15 de setembro.

PUBLICIDADE

À semelhança de anos anteriores, o programa da 31.ª edição da PoiArtes incluía a Mostra de Gastronomia, a Mostra de Caprinicultura e a Mostra Agrícola, Comercial e Industrial, tendo o executivo local assumido por unanimidade o seu cancelamento devido à pandemia da covid-19.

“Esta posição (…) surge na sequência da situação de pandemia que se vive atualmente e que a Câmara Municipal tem vindo a acompanhar desde o início”, afirma em comunicado a autarquia, no distrito de Coimbra, presidida por João Miguel Henriques.

PUBLICIDADE

A Câmara de Vila Nova de Poiares concluiu que “a indefinição relativamente à evolução da situação” e os riscos para a saúde pública “inviabilizam uma preparação adequada e atempada deste certame”.

“Por outro lado, neste momento difícil, é necessário concentrar recursos e prioridades no combate à propagação da doença e no apoio às situações de maior vulnerabilidade social criadas pela mesma”, segundo a nota.

PUBLICIDADE

publicidade

Para João Miguel Henriques, citado no documento, a prioridade do município neste momento passa pelo “apoio às famílias e instituições mais afetadas, bem como ao setor empresarial”.

“A verba que iríamos despender para a realização da PoiArtes será inteiramente canalizada para as ações de salvaguarda da vida, saúde, segurança e proteção dos poiarenses. E ainda auxiliar na medida do possível a economia local”, acrescenta.

Além do cancelamento daquela iniciativa, a Câmara “está a analisar a viabilidade da realização de todos os outros eventos (…) programados para 2020”.

Face à necessidade de preservar a saúde pública e a segurança das pessoas, outros programas e festividades locais, por exemplo as Festas da Senhora das Necessidades, “poderão não ter também condições” de realização, “pelo menos nos mesmos moldes” dos anos anteriores, de acordo com a nota.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE