Coimbra

Câmara de Condeixa promove Sunset no Museu PO.RO.S

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-05-2018

 No âmbito do Dia Internacional dos Museus, o átrio do Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa, recebe, este sábado, entre as 19 e as 23 horas, o evento “Sunset Party”, com a participação da dupla de DJ Rich & Mendes, da RFM.

PUBLICIDADE

“Seguindo o desafio que nos foi colocado para o Dia Internacional dos Museus deste ano, o de encontrar novas abordagens e novos públicos, decidimos apostar na nova geração, promovendo um evento que responda aos seus interesses, aproximando-os de um contexto museológico que habitualmente é encarado pelos jovens como um local chato e aborrecido. E não tem que ser assim”, justifica Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Os protagonistas da festa no átrio do Museu PO.RO.S, Rich & Mendes, são DJ oficiais da estação de rádio RFM e DJ residentes de alguns dos maiores festivais de música eletrónica em Portugal, com trabalhos editados no mercado nacional.

PUBLICIDADE

O programa comemorativo do Dia Internacional do Museus prevê ainda entradas gratuitas para visitas ao Museu PO.RO.S, na sexta feira entre as 10 e as 19 horas e no sábado entre as 10 e as 18 horas.

A data será ainda assinalada com a apresentação ao público, esta sexta feira, pelas 18 horas, do “Vaso Neolítico de Casével”, achado que, após recuperação, se encontrava, desde 1983, ao cuidado do Instituto de Arqueologia de Coimbra, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e que passa agora a integrar as coleções do Museu PO.RO.S. Seguir-se-á uma palestra denominada “Vidas de um notável vaso cerâmico: o achado neolítico de Casével”, proferida por Raquel Vilaça, no auditório do Museu PO.RO.S.

PUBLICIDADE

publicidade

Inaugurado em 2017, o Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, é um espaço museológico singular, que se constitui como um importante recurso complementar a uma visita às Ruinas de Conimbriga, abertas ao público desde 1930 e um dos mais importantes sítios arqueológicos da Península Ibérica, permitindo ao visitante melhor compreender a época romana através de modernos e inovadores sistemas multimédia.

Refira-se que o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM — Conselho Internacional de Museus – com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus. Este ano, a efeméride é assinada sob o mote “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE