Coimbra

Câmara de Coimbra vai efetivar Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 17-11-2021

A Câmara de Coimbra vai efetivar o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) do concelho, por forma a garantir um trabalho de maior cooperação entre as diversas entidades que trabalham neste setor, afirmou hoje uma vereadora da autarquia.

PUBLICIDADE

“O NPISA é uma rede entre a Câmara e entidades sociais e foi aprovada a sua minuta numa reunião de Câmara em 2018 ou 2019, mas que nunca foi efetivamente protocolado e assinado o seu protocolo”, afirmou hoje a vereadora da Câmara de Coimbra com a pasta da ação social, Ana Cortez Vaz, que falava aos jornalistas à margem da assinatura de protocolos para soluções habitacionais para pessoas em situação de sem-abrigo entre o Governo e a Associação Integrar.

Segundo Ana Cortez Vaz, é fundamental “efetivar a presença do NPISA em Coimbra”, estando o município em contacto com as diversas entidades que trabalham com pessoas em situação de sem-abrigo para avançar com o projeto.

PUBLICIDADE

“Contamos no início de dezembro ter já o NPISA instalado em Coimbra”, acrescentou.

Questionada pela agência Lusa, a vereadora realçou que estando esta estrutura instalada será possível haver uma “maior cooperação entre as diversas entidades que trabalham com os sem-abrigo”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Sempre que detetamos um sem-abrigo, rapidamente o NPISA, como rede, pode começar a trabalhar e articular entre eles para arranjar a melhor solução entre todas as entidades, porque o trabalho em rede é o que o NPISA preconiza”, salientou.

Para Ana Cortez Vaz, neste momento já é possível analisar e diagnosticar o problema no concelho, mas essa estrutura vai permitir “articular” as respostas para a resolução “desses graves problemas sociais”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE