Coimbra

Câmara de Coimbra cumpre um minuto de silêncio pela morte de Carlos Santarém Andrade

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 09-01-2023

Foi com um minuto de silêncio pela morte de Carlos Santarém Andrade que iniciou na tarde desta segunda-feira, 9 de janeiro, a reunião do executivo municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

Por proposta do presidente da Câmara, foi aprovado um voto de pesar pelo desaparecimento do antigo diretor da Biblioteca Municipal de Coimbra, que faleceu, esta quinta-feira, aos 81 anos.

José Manuel Silva começou por “manifestar pesar e apresentar condolências à família e aos amigos pelo falecimento de Carlos Santarém Andrade, que exerceu o cargo de diretor da Biblioteca Municipal de Coimbra durante 13 anos”.

PUBLICIDADE

Recordando “que no dia 5 de outubro, como parte integrante do programa evocativo do Município para o Dia da República, foi lançada a obra “Coimbra e a República – da propaganda à proclamação”, da autoria de Carlos Santarém Andrade, na Casa Municipal da Cultura, com a presença de Fernando Catroga.

O autarca lembrou que no dia 1 de dezembro Carlos Santarém Andrade já dava mostras de um grande cansaço físico, mas esteve presente na inauguração da exposição “Toma e Lê”, que assinalou o arranque das comemorações do centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra, e participou ainda na cerimónia de obliteração de um selo dos CTT comemorativo do Centenário da Biblioteca”, concluiu.

PUBLICIDADE

publicidade

O vereador da CDU, Francisco Queiroz, lembrou que o escritor “deu muito de si à cultura”, frisando que “era um homem discreto”.

Os vereadores do PS também se associaram à homenagem, com a vereadora Carina Gomes a realçar que é justo honrar Carlos Santarém Andrade”.

Natural de Gouveia, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, era autor de uma vasta obra, como “Presença, uma Revista, um Movimento”, “Coimbra na vida e obra de Camilo Castelo Branco “, “A Envolvência Coimbrã de Régio e Nemésio”, “A Coimbra de Eça de Queiroz “, e muito recentemente, “Coimbra e a República”, entre várias outras.

Carlos Santarém Andrade faleceu aos 81 anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE