Cidade

Câmara de Coimbra concede apoio financeiro ao Teatrão para o projeto “De Portas Abertas” na Arregaça

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 11-10-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, a atribuição de um apoio financeiro de 5000 euros à companhia de teatro “O Teatrão”, destinado ao desenvolvimento do projeto “De Portas Abertas”. O projeto tem como território de intervenção o Vale da Arregaça e visa realizar uma recriação histórica baseada, também, nos contributos dos moradores e das associações locais, de forma a promover uma reflexão sobre os conflitos gerados pela expansão urbana desordenada, o abandono industrial ou o preconceito da habitação social. O “De Portas Abertas”, que tem sido condicionado devido à pandemia COVID-19, passa pela apresentação de dois espetáculos e, entre outras coisas, a realização de um documentário de todo o processo de criação do projeto. 

PUBLICIDADE

 

O projeto centra-se na zona do Vale da Arregaça, que integra espaços emblemáticos da cidade de Coimbra, como a Sociedade de Porcelanas de Coimbra, o campo de futebol ou o bairro municipal da Fonte do Castanheiro. O objetivo da companhia passa, pois, por explorar as “fraturas do tecido social urbano local, originadas pelas diferentes temporalidades”, lê-se na informação técnica que vai à reunião de Câmara. Um projeto de dois anos, tendo em conta “o potencial e a diversidade das vivências do local”, que terá início com um processo de mapeamento para a identificação de residentes, serviços, comércio e ruínas. As recolhas serão trabalhadas por uma equipa artística e científica, responsável pela organização da dramaturgia dos dois capítulos do projeto, que se vão traduzir em dois espetáculos, inicialmente pensados para 2020 e 2021, mas que deverão sofrer alterações quanto à data devido às condicionantes provocadas pela pandemia.

PUBLICIDADE

“O Teatrão” refere que os dois capítulos contam com a participação de moradores e associações locais, mobilizando os espetadores a refletir sobre os conflitos gerados pela expansão urbana desordenada, o abandono industrial ou o preconceito sobre a habitação social. A companhia de teatro conta, ainda, com a colaboração da CM Coimbra, Junta de Santo António dos Olivais e Centro de Estudos Sociais, e claro, com os moradores e associações locais, para a concretização prática de todo o levantamento necessário. Um projeto que já tinha sido apresentado à autarquia, que reconheceu a sua pertinência no âmbito da valorização sociocomunitária do território e, posteriormente, o seu interesse cultural para o Município de Coimbra.

Todavia, devido ao curso da pandemia COVID-19 e às suas condicionantes, o projeto não está a decorrer nos moldes e nos tempos previstos. Contudo, a CM Coimbra reconheceu a pertinência do projeto e considerou que se justifica o apoio de cinco mil euros, destacando “a execução e impressão de 500 exemplares de um livro com o texto original do espetáculo, bem como a publicação dos resultados do mapeamento do Vale da Arregaça e a realização de um documentário/registo em vídeo de todos o processo de criação do projeto”. 

PUBLICIDADE

publicidade

A informação atesta, assim, que o projeto se reveste de interesse municipal, nomeadamente pelo reconhecido mérito cultural da companhia “O Teatrão” e o seu contributo para a dinamização cultural da cidade e pela sua génese, que não só visa a revitalização do Vale da Arregaça através da recriação histórica dessa zona, e em particular do Bairro Municipal da Fonte do Castanheiro, como “é dirigido à população, em geral, e aos moradores, em particular, permitindo a participação no espetáculo de uma população com menor acesso à cultura, numa espécie de homenagem às gentes do Bairro da Arregaça”. 

Este apoio, de cinco mil euros, será concedido através da celebração de um protocolo de colaboração.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE