Coimbra

Câmara de Coimbra abre concurso para mais bombeiros sapadores e progressões na carreira

António Alves | 2 meses atrás em 13-03-2024

O vereador como pelouro da Proteção Civil da Câmara de Coimbra, Carlos Lopes, anunciou esta quarta-feira 13 de março que a autarquia vai abrir este ano concurso para a entrada de novos elementos nos Bombeiros Sapadores. Para 2024 está também prevista a abertura de concurso geral para promoções na carreira.

PUBLICIDADE

No aniversário da corporação, que decorreu na Casa Municipal da Proteção Civil, o autarca explicou que a entrada de 19 novos bombeiros, assinalada na cerimónia, “já não cobre as necessidades atuais (foram muitos anos onde saíram muitos elementos sem a devida reposição)”. Carlos Lopes afirmou que “a previsão de aposentações que irão ocorrer ainda este ano civil, torna imperiosa e urgente esta medida”.

Ao mesmo tempo, o vereador anunciou que vão lançar este ano “o concurso geral para promoções da carreira, de modo a dotarmos a nossa companhia de chefias capazes e motivadas para liderarem os nossos profissionais de hoje e de amanhã”.

PUBLICIDADE

Carregue na galeria e veja alguns dos momentos da cerimónia

No discurso, o responsável pela pasta da Proteção Civil revelou ainda que estão em curso mais investimentos no quartel e nos meios e equipamentos da corporação. “Uma estação solar pode dar e outras práticas que contribuirão para que a CBS seja pioneira no combate às alterações climáticas” é um dos projetos em curso.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao mesmo tempo, o executivo pretende avançar com a aquisição imediata “de uma viatura especial de combate a incêndios de aeronaves (um investimento a rondar os 300 mil euros), bem como a aquisição de uma nova ambulância, caso o INEM continue sem resposta ao pedido de substituição feita por este Município há já longos meses”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o discurso de Carlos Lopes

O comandante Paulo Palrilha salientou a aquisição de um reboque para acolher o equipamento de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e um novo veículo de desencarceramento.

Nas melhorias anunciadas, o responsável da corporação salientou o processo que permitirá melhorar as condições de trabalho “no que toca ao protocolo de descontaminação de agentes químicos provenientes dos incêndios” e a nova central de comunicações.

Sobre o ano de 2023, Paulo Palrilha revelou que os Sapadores tiveram intervenção em 174 incêndios urbanos, 73 incêndios rurais, 138 acidentes rodoviários, 1995 serviços do INEM, 2083 serviços de assistência e prevenção e 986 ocorrências.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o discurso de Paulo Palrilha

O aniversário da corporação serviu para homenagear os antigos bombeiros que faleceram ao serviço da corporação, a entrada em funções dos 19 novos elementos, o desfile de toda a corporação e culminou com o tradicional simulacro de diversas atividades que envolveram os antigos recrutas.

Para fechar a cerimónia, houve ainda tempo para o batismo dos novos elementos e tutores.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o simulacro ocorrido no final da cerimónia

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE