Coimbra

Câmara da Castanheira de Pera defende modernização do Hospital dos Covões

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-07-2020

A Câmara da Castanheira de Pera exigiu hoje que o Hospital dos Covões, em Coimbra, seja preservado e modernizado com todos os serviços em funcionamento.

PUBLICIDADE

Em comunicado, na sequência de uma moção aprovada por unanimidade, o executivo liderado por Alda Carvalho reclama “a inversão da política de desconsideração do Hospital dos Covões por parte do Governo”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Essa política do Ministério da Saúde tem vindo “a destruir o hospital, com as limitações ou fecho de serviços”, como Neurologia, Neurocirurgia, Gastrenterologia e Doenças Infecciosas, entre outros, tendo já fechado a Cardiologia, ao nível da enfermaria, e o Laboratório de Hemodinâmica”, lamenta a Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Exigindo que aquele complexo de saúde de Coimbra, na margem sul do rio Mondego, “responda aos anseios das populações da região Centro”, a Câmara afirma que “as diversas valências e especialidades fizeram deste hospital uma referência nas escolhas e preferência da população do concelho” de Castanheira de Pera.

“O serviço de Pneumologia do Hospital dos Covões será transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), segundo veio a público, tal como a passagem do Serviço de Urgência Polivalente para Serviço de Urgência Básica”, sublinha.

A autarquia, no distrito de Leiria, defende que o Ministério da Saúde “fomente um plano consciente e uma visão que sirva os interesses das populações adjacentes de Coimbra (…), onde pela rapidez de deslocação e acessibilidades os munícipes de Castanheira de Pera pretendem continuar a ter assistência (…) com todos os serviços em pleno funcionamento”.

Aprovada na última sessão do executivo, por proposta da presidente, a moção foi enviada ao primeiro-ministro, António Costa, e à ministra da Saúde, Marta Temido, além dos partidos representados na Assembleia da República.

Da sub-região do Pinhal Interior, também a Assembleia Municipal e a Câmara da Lousã aprovaram este mês, por unanimidade, idênticas moções contra o alegado desmantelamento do Hospital dos Covões, uma causa que em Coimbra tem permitido a convergência de diferentes partidos, organizações sindicais e profissionais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE