Cidade

Câmara dá a entender que finlandeses inventaram tentativa de violação para se vingarem de Coimbra!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-07-2018

Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, secundado por Carlos Cidade, Vice-Presidente da autarquia, deram a entender que a informação sobre a alegada tentativa de violação de uma atleta finlandesa nos Jogos Europeus Universitários foi uma vingança da Finlândia por causa desta nação ter perdido para Coimbra a realização da edição de 2018 dos European Universities Games (EUG2018).

PUBLICIDADE

Aludindo “a uns incidentes quaisquer, esquisitos, estranhos, envolvendo pessoas de Tampere” nos jogos disputados em Coimbra, Manuel Machado garantiu que na Turquia, em abril de 2014, quando se soube que Coimbra tinha vencido Tampere, notou que “o ambiente era de uma agressividade excessiva”.

PUBLICIDADE

O líder da autarquia afirmou mesmo que os derrotados “ficaram de trombas” por Coimbra ter ganho, o que terá sido constatado in loco pelo edil, pela vereadora da Cultura e pelo Reitor da Universidade de Coimbra.

Recordamos que a organização  dos Jogos Europeus Universitários confirmou que “Após queixa da atleta  finlandesa, o caso foi de imediato reportado pelo segurança da organização à polícia que chegou ao local 15 minutos depois, tendo identificado e interrogado a alegada vítima e agressor”. 

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo os Jogos Europeus Universitários “O caso encontra-se já no DIAP estando a Organização dos Jogos a colaborar com o Ministério Público no sentido de fazer chegar toda a documentação sobre o caso, como o relatório de segurança do sucedido e os procedimentos tomados pela organização”.

A quarta edição dos Jogos Europeus Universitários decorreu entre 15 e 28 de julho, em Coimbra, com a participação de cerca de 3150 atletas, representado 295 universidades de 40 países, que ficaram alojados “por aí”.

Os EUG 2018 foram organizados pela comandita Universidade de Coimbra, Associação Académica de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra e Federação Académica do Desporto Universitário.

 

Coimbra candidatou-se, pela segunda vez, a receber esta competição europeia de grande dimensão, depois de ter sido derrotada pela candidatura de Zagreb e Rijeka, na Croácia, para a organização dos EUSA Games de 2016.

No ano de 2014,  em Denizli, na Turquia, Coimbra teve mais sorte e conseguiu derrotar os finlandeses de Tampere. 

Recordamos que o  anúncio do vencedor da candidatura aos Jogos, a que também concorria a cidade finlandesa de Tampere, foi feito no dia 5 de abril de 2014, durante a gala da assembleia anual da associação europeia, onde estavam presentes representantes da Associação Académica de Coimbra (AAC), da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e da Universidade de Coimbra (UC), instituições líderes da candidatura portuguesa, bem como o então Secretário de Estado do Desporto.

Os EUSA Games são uma competição bienal multidesportiva, que teve a sua 1ª edição em Córdoba, Espanha, no ano de 2012.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE