Desporto

Câmara apela a entendimento entre clubes de basquetebol de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 21-02-2022

A Câmara Municipal de Coimbra, em estreita parceria com a Associação de Basquetebol de Coimbra, promoveu esta manhã, no Pavilhão Engº Jorge Anjinho, uma conferência de imprensa para apelar a um entendimento entre os clubes da modalidade, face às últimas notícias que denotaram um clima de tensão entre o Olivais Futebol Clube e a Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra. Depois de uma “ação pedagógica” promovida pela autarquia, o presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra, Luís Santarino, denotou que esta questão já foi ultrapassada pelos clubes, o que mereceu a congratulação do vereador da Câmara Municipal com o pelouro do Desporto, Carlos Lopes, que apelou também a que estes episódios não se voltem a repetir. 

PUBLICIDADE

Face às últimas notícias que davam conta de alguma tensão entre o Olivais Futebol Clube e a Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra (AAC), a Câmara Municipal (CM) de Coimbra apercebeu-se que “havia um diferendo entre os dois clubes” e numa “ação pedagógica”, em que apelou “ao diálogo entre os dois clubes”, como referiu o vereador Carlos Lopes, conversou com a Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) no sentido de “acautelar a atividade física e a prática de desporto” de vários jovens conimbricenses. 

A ABC correspondeu ao pedido da autarquia e promoveu um encontro entre os referidos clubes. Na conferência de imprensa, promovida esta manhã pela CM de Coimbra, em colaboração com a Associação de Basquetebol, no Pavilhão Engº Jorge Anjinho, sede da ABC, o presidente da Associação, Luís Santarino, deu conta que na passada quinta-feira, dia 17 de fevereiro, se realizou o referido encontro entre o Olivais Futebol Clube e a Secção de Basquetebol da AAC, na sede da ABC. 

PUBLICIDADE

Segundo a ata da reunião, neste encontro os clubes reconheceram “a primordial importância de ambas as instituições para o desenvolvimento e para a valorização do basquetebol de Coimbra, da região Centro e do todo nacional”. E, nesse sentido, assumiram “o firme propósito de manter relações institucionais cordiais e produtivas (…) manifestando vontade de manutenção permanente de boas práticas desportivas”. Na reunião participaram a direção da ABC, o presidente e o tesoureiro do Olivais Futebol Clube e o presidente e vice-presidente da Secção de Basquetebol da AAC. 

Face ao relato efetuado, o vereador Carlos Lopes congratulou-se por esta questão já estar ultrapassada. “Congratulamo-nos por estar sanado este percalço e, de facto, para nós o importante é que situações destas não se voltem a passar em nenhum clube e em nenhuma modalidade daqui para a frente”, apelou o vereador. “Para o Município o importante é que estas duas equipas se mantenham no primeiro escalão do basquetebol e continuem a disputar o campeonato nacional”, referiu Carlos Lopes.

PUBLICIDADE

publicidade

“Com esta aposta clara na formação e com todo o trabalho que está a ser desenvolvido pela Associação de Basquetebol temos presente e temos futuro em Coimbra”, concluiu Carlos Lopes. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE