Coimbra

Câmara abre concurso para construção de Pista de BMX no Bolão

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-05-2019

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra abriu um concurso público para a construção da futura Pista Municipal de BMX, nos Campos do Bolão, a norte do parque de estacionamento da estação ferroviária de Coimbra B, num investimento previsto superior a 300 mil euros.

PUBLICIDADE

O projeto foi desenvolvido em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, de modo a garantir que a Pista Municipal de BMX tenha as condições adequadas à prática desportiva e à realização de provas oficiais nacionais.

O recinto incluirá a pista principal, com respetiva rampa de saída de 5m, três curvas e quatro retas – sendo a segunda reta dupla -, meta e zona de desaceleração. Complementarmente, será executada uma pista de aquecimento e treino de juniores (pumptrack), com duas curvas e duas retas. A CCDRC já emitiu parecer favorável à implantação da pista.

PUBLICIDADE

O recinto irá dispor de uma área destinada a equipas, assim como uma zona para espectadores. Estas áreas serão ocupadas por estruturas amovíveis, tais como gabinete para escritório, posto de primeiros socorros e WC.

A pista principal terá um acabamento em pó-de-pedra bem compactado na zona de retas. Nas curvas e pontos de chegada de saltos, assim como ao longo da rampa de partida a superfície será acabada com tapete betuminoso, reduzindo assim as necessidades de manutenção e a degradação destes locais que estão naturalmente mais sujeitos a desgaste.

PUBLICIDADE

publicidade

A envolvente à pista de BMX será intervencionada no sentido de concretizar um percurso pedonal contínuo desde a estação até à zona de bosquete/parque de merendas existente mais a norte. Para tal será levantado o lancil existente, colocado novo lancil e guia para contenções laterais de um passeio a executar em pavê drenante.

A Pista Municipal de BMX deverá ser vedada, prevendo-se um acesso para visitantes e viaturas de apoio virado para o estacionamento existente. O espaço irá contemplar infraestruturas elétricas de apoio assim como iluminação do recinto, prevendo-se ainda rede de abastecimento de água e esgotos de modo a garantir o funcionamento e a correta manutenção da pista.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE