Região

Calcário de Ançã reúne “todos os requisitos” para se tornar Pedra Património Mundial da UNESCO

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 27-04-2023

A candidatura do calcário de Ançã, vila do concelho de Cantanhede (distrito de Coimbra), para a classificação como Pedra Património Mundial da UNESCO foi apresentada, na quarta-feira, em Viena, na Áustria.

PUBLICIDADE

Na Assembleia Geral da União Europeia das Ciências Geológicas, o investigador do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, que coordena o projeto, David Freire, destacou as características desta pedra ornamental, que a “tornaram matéria-prima de eleição de edifícios, túmulos e monumentos com grande relevância na história de Portugal”, afirma a Junta de Freguesia de Ançã, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O calcário de Ançã reúne “todos os requisitos” para se tornar Pedra Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), juntando-se a uma lista que integra o mármore de Estremoz, o calcário lioz e a brecha da Arrábida.

PUBLICIDADE

“É um enorme orgulho para Ançã e todos os ançanenses, freguesias limítrofes, todo o concelho de Cantanhede e para Portugal. Está a um passo o reconhecimento Mundial da Pedra de Ançã e, por isso, exultamos de alegria”, frisa o presidente da Junta de Freguesia de Ançã, Cláudio Cardoso.

O passo seguinte é a apresentação de um “trabalho científico que sustentará a candidatura e que, após análise, será validado como se espera”, concluiu.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE