Saúde

Café expresso ou solúvel: Qual será o mais saudável?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 15-08-2023

O café é uma das bebidas mais populares e apreciadas em todo o mundo. Curto, longo, expresso ou solúvel, há para todos os gostos.

PUBLICIDADE

Contudo, uma das principais dúvidas que se coloca é se se deve preferir o expresso ou solúvel. Será que existem diferenças?

Existem algumas diferenças em termos nutricionais que deve conhecer, de forma a fazer escolhas mais informadas, revela a nutricionista Rita Lima do Vida Ativa.

PUBLICIDADE

O café expresso é muito apreciado e é feito a partir de uma moagem muito fina e tem um sabor e aroma fortes e característicos. A bebida é tirada à pressão através de uma máquina de pressão com água quente.

Já o café solúvel é feito a partir de extrato de grãos de café moídos, os quais são posteriormente dissolvidos em água quente.

PUBLICIDADE

publicidade

Quanto ao aroma e ao sabor, são mais variáveis do que o expresso, dependendo da quantidade de pó e água utilizados. No entanto, por norma, tanto o aroma como o sabor são mais intensos e a coloração também é mais forte do que o expresso.

No que toca aos níveis de cafeína, o café solúvel contém, por norma, um pouco menos cafeína do que o expresso. Por este motivo, pode ser uma melhor escolha para quem queira ingerir menos cafeína, a qual pode, no entanto, variar com o teor de água adicionado.

A acrilamida é uma substância química nociva, presente nos grãos de café torrados, que quando ingerida em doses elevadas pode induzir alterações no sistema nervoso central e potenciar o cancro, alerta a especialista.

“O café solúvel contém cerca do dobro de acrilamida do que o expresso. No entanto, como estamos perante quantidades muito reduzidas, esta diferença apenas se torna relevante para ingestões exageradas de café. Logo, um consumo regular de café solúvel não apresenta risco acrescido significativo para a saúde”, afirma.

Por fim, importa sublinhar que o consumo de café, expresso ou solúvel, está associado a potenciais benefícios para a saúde, desde que consumido moderadamente.

A nível de diferenças entre café expresso e café solúvel elas existem, em particular nas características organoléticas, teor de cafeína, antioxidantes e acrilamida, mas não apresentam relevância significativa para doses de consumo regulares e dentro dos limites estabelecidos, conclui o artigo do Vida Ativa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE