Portugal

Cães de assistência passam a dispor de identificação digital antifraude

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 05-01-2022

Os 32 cães de assistência no ativo em Portugal possuem, desde 01 de janeiro, uma identidade digital que foi criada para eliminar as fraudes em torno destes animais, disse hoje à Lusa o presidente da Ânimas, Abílio Leite.

PUBLICIDADE

“Com as falsas acreditações de cães de assistência e licenças de acesso público em ascensão, a Assistance Dogs International (ADI) desenvolveu um cartão de identificação digital. Isto permitirá aos seus cães e beneficiários acreditados uma identificação rápida, fácil e a acreditação verificada”, explicou o responsável pela associação, informando que a aplicação entrou em vigor a nível mundial no primeiro dia do ano.

Única entidade acreditada pela ADI em Portugal, a Ânimas é uma associação que forma cães de assistência para pessoas com deficiência que se candidatem a este auxílio, sendo que os animais, uma vez terminada a formação, são entregues gratuitamente aos novos donos.

PUBLICIDADE

publicidade

O novo ID digital, explica Abílio Leite, serve para “identificar as Duplas de Cães de Assistência, a equipa técnica e as Duplas em Intervenções Assistidas por Animais”, situação que “traz enormes vantagens para quem quiser, por exemplo, viajar”.

A aplicação pode “ser armazenada em qualquer dispositivo móvel” e inclui “o ID fotográfico com os detalhes de contacto do beneficiário, bem como o número de licença de acesso público do seu cão de assistência certificado, detalhes do ‘microchip’ e organização de formação acreditada”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Citado pela informação enviada à Lusa, o presidente da ADI, Richard Lord, espera que o novo ID digital “ajude a reduzir o número de documentos fraudulentos que estão a ser usados por donos de cães de companhia para terem acesso público, o que ameaça diluir o papel dos cães de assistência, que defendem a inclusão na comunidade, bem como criar condições para que fiquem mal vistos”.

“O nosso principal objetivo é garantir que os nossos beneficiários tenham a documentação de que precisam na ponta dos dedos para garantir que os seus cães de assistência possam fazer o seu trabalho, que é ajudar os seus tutores a viver o seu dia a dia”, acrescenta Richard Lord.

Para o responsável da ADI, “a fraude com os cães de assistência não é nova e tem vindo a aumentar com as restrições das companhias aéreas aos cães de companhia viajarem na cabine”.

O cartão de identificação digital foi testado durante seis meses em 2021, por beneficiários na Austrália, Estados Unidos da América e na Alemanha, com o objetivo de entrar em vigor em 2022 nos 135 membros acreditados globais da ADI.

A aquisição do ID digital é grátis para os beneficiários de cães de assistência, frisou o responsável da Ânimas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE