Cabanões é a situação mais complicada no concelho da Lousã

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-10-2017

Cabanões, no concelho de Lousã foi evacuada esta noite, localidade onde estão a ser concentrados os meios de combate ao fogo, disse à Lusa o presidente da Câmara.

PUBLICIDADE

“A situação mais preocupante é junto à povoação de Cabanões, onde existem duas situações mais complicadas. Estamos a concentrar todos os meios na encosta de Cabanões para evitar que as chamas atinjam a zona habitacional e tentar debelar a frente de fogo com a maior rapidez possível”, disse à Lusa Luís Antunes, presidente da autarquia.

Segundo o autarca, a povoação foi evacuada devido à ameaça das chamas “e tem sido possível preservar as habitações, não se registando até agora quaisquer danos pessoais”.

PUBLICIDADE

De acordo com Luís Antunes, o fogo que deflagrou no domingo naquele concelho do distrito de Coimbra destruiu seis habitações próprias e permanentes, um pavilhão industrial, um salão paroquial, uma capela do cemitério, explorações agrícolas e pecuárias e várias estruturas básicas.

O autarca perspetiva que durante a noite as condições meteorológicas “sejam colaborantes de forma a favorecer o combate ao fogo”.

PUBLICIDADE

publicidade

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 36 mortos, sete desaparecidos, 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE