Universidade

Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins suspensos dos cargos no CES de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 14-04-2023

Os investigadores Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins foram suspensos de todos os cargos que ocupavam no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, informou hoje aquela instituição.

PUBLICIDADE

O CES afirmou hoje, em nota de imprensa enviada à agência, que Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins estão “suspensos de todos os cargos que ocupavam” na instituição, até ao apuramento das conclusões da comissão independente que a instituição está a constituir para averiguar as acusações de que os dois investigadores e docentes são alvo.

Três investigadoras que passaram pelo CES denunciaram situações de assédio e violência sexual por estes dois membros do centro de estudos, num capítulo do livro intitulado “Má conduta sexual na Academia – Para uma Ética de Cuidado na Universidade”, publicado pela editora internacional Routledge.

PUBLICIDADE

“O CES respeita o direito de resposta individual, mas demarca-se de todas as posições assumidas publicamente por Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins, nomeadamente no que respeita à intenção de avançar judicialmente contra as autoras do capítulo do livro”, acrescentou a instituição, na mesma nota enviada à Lusa.

Após surgirem notícias sobre o capítulo, os dois investigadores negaram todas as acusações.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE