Coimbra

Boaventura de Sousa Santos distinguido com o Prémio Frantz Fanon Lifetime Achievement 2022 pela sua carreira

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 04-02-2022

Boaventura de Sousa Santos, diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da UC, foi distinguido com o Prémio Frantz Fanon Lifetime Achievement, uma distinção atribuída pela Caribbean Philosophical Association (CPA) devido a contribuições para o pensamento filosófico, literatura e orientação. A Angela Davis e Barbara Ransby, ativistas políticas, académicas e escritoras norte-americanas, foi igualmente atribuído o mesmo prémio.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Segundo declarações do comité responsável para atribuição destes prémios, o percurso de Boaventura de Sousa Santos «exemplifica o espírito do compromisso de Fanon com Os Condenados da Terra (Les Damnés de la Terre, no original) e a urgência de construir casas para o pensamento vivo e corajoso». Hanétha Vété-Congolo, presidente do comité, declarou igualmente que «por nunca parar de nos ensinar que o nosso pluriverso é o nosso espaço partilhado capaz de uma enorme expansão elástica onde todos temos legitimidade, o Professor Boaventura de Sousa Santos é uma voz que nunca deve extinguir-se. Obrigado, Professor Boaventura de Sousa Santos, pelo seu empenho resiliente.»

PUBLICIDADE

A seleção dos premiados é feita anualmente pelo Comité de Prémios da Caribbean Philosophical Association (Associação Filosófica do Caribe), que é integrado por todos os vencedores prévios dos Prémios Frantz Fanon, Nicolás Guillén e Stuart Hall, um académico sénior e dois académicos juniores convidados.

Os prémios serão formalmente concedidos numa cerimónia especial integrada na conferência anual da CPA que, em 2022, decorrerá na Michigan State University, entre 27 e 29 de outubro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE