Mundo

Joe Biden anuncia 185 milhões de euros em ajuda militar à Ucrânia

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 12-12-2023

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou hoje, durante uma reunião na Casa Branca com seu homólogo ucraniano, Volodymir Zelenski, que aprovou mais de 185 milhões de euros em ajuda militar à Ucrânia.

PUBLICIDADE

“Acabei de assinar um apoio de 200 milhões de dólares [cerca de 185 milhões de euros] do Departamento de Defesa para a Ucrânia”, disse Biden aos jornalistas no início da reunião na Sala Oval com o presidente ucraniano.

A propósito do conflito com a Rússia, Biden transmitiu a Zelenski que não quer que os ucranianos se rendam e avisou que o Presidente russo, Vladimir Putin, quer atacar novamente as centrais elétricas ucranianas, para agravar a situação durante o inverno.

PUBLICIDADE

Zelenski encontrou-se com Biden em Washington pela terceira vez desde o início da guerra e numa altura delicada, porque a oposição republicana está a bloquear o Congresso dos EUA de aprovar novos financiamentos para a Ucrânia.

Os 200 milhões de dólares hoje anunciados fazem parte de um pacote que está prestes a esgotar-se e Biden pediu ao Congresso, até agora sem sucesso, que aprove um novo fundo de de 106 milhões de dólares que inclua 61 milhões de dólares para a Ucrânia e 15 milhões de dólares para Israel.

PUBLICIDADE

publicidade

Biden enviou, por isso, uma mensagem aos republicanos no Congresso para que aprovem o novo orçamento para a Ucrânia antes de partirem para as férias e acrescentou que, se não o fizerem, estarão a dar a Putin “o melhor dos presentes de Natal”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE