Coimbra

Bicicleta com vários assentos sensibiliza para a asma na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-09-2018

 Uma bicicleta com vários assentos percorre na sexta-feira a marginal da Figueira da Foz, convidando as pessoas a pedalar e a perceber como se pode vencer a asma, pondo fim a alguns mitos.

PUBLICIDADE

“Esperamos chamar a atenção e ter a adesão da população”, disse à agência Lusa a presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Elisa Pedro.

Esta ação de sensibilização integra-se na campanha nacional “Vencer a Asma” e tem como objetivo alertar a população para a importância do controlo da doença e dos benefícios da atividade física no aumento da qualidade de vida dos doentes asmáticos.

PUBLICIDADE

“Apesar de serem asmáticas, as pessoas podem fazer uma vida completamente normal, desde que tenham a sua doença bem diagnosticada, bem tratada e bem controlada”, frisou Elisa Pedro, alertando para a necessidade de não desvalorizar os sintomas da asma.

A médica explicou que “há medicação de controlo e medicação diária que permite que o doente faça uma vida completamente normal”, incluindo atividades desportivas.

PUBLICIDADE

publicidade

“Há atletas de alta competição que são asmáticos e cuja doença não impede que eles façam as suas atividades e atinjam os seus objetivos de alto nível”, acrescentou.

No caso das crianças em idade escolar, Elisa Pedro disse ser importante que os professores de educação física estejam informados de que elas têm a doença, para poderem agir em caso de uma crise, mas que “de modo nenhum as devem deixar ficar sentadas”.

“É exatamente ao contrário, o desporto até melhora a função pulmonar e a asma. Esse é um mito que temos vindo a combater e daí a existência destas campanhas”, sublinhou.

Segundo a responsável, no que respeita às crianças, por vezes há também “o mito, por parte dos pais, de que a medicação para a asma pode fazer mal ao coração”. Já na faixa etária dos adolescentes, por vezes estes “não assumem a doença e não fazem a medicação com regularidade”.

No caso dos idosos, “há outros problemas, como a falta de capacidade económica para adquirir os medicamentos, que são diários”, acrescentou.

A bicicleta “Vencer a Asma” estará na Figueira da Foz no âmbito da 39.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, que decorre de hoje a domingo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE