Universidade

Biblioteca Geral e a Imprensa da UC debatem sobre o dia de nascimento de Luís de Camões

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 22-01-2024

Passados 500 anos do “dia em que eu nasci”, a Biblioteca Geral e a Imprensa da Universidade de Coimbra (BGUC e IUC) vão debater a hipótese de que o dia 23 de janeiro de 1524 possa ser a sua data de nascimento. A sessão acontece no próximo dia 23 janeiro, pelas 17:00, na Sala de São Pedro, em que participam Carlota Simões, João Fernandes e Rita Marnoto.

PUBLICIDADE

Professora da FCTUC e diretora da IUC, Carlota Simões explicará o processo de “procurar efemérides astronómicas, consultar tabelas de eclipses e, a partir delas, determinar a data de nascimento de Luís de Camões”, com uma precisão muito superior à que é oficialmente conhecida: “nasceu por volta de 1524 ou 1525”.

Afinal, o seu biógrafo Manuel de Faria e Sousa chegou a este vago período de dois anos baseando-se num documento sobre o embarque do poeta para a Índia, em 1550, quando teria cerca de 25 anos de idade.

PUBLICIDADE

A primeira abordagem sobre o facto de que “Camões tinha um conhecimento claro e seguro dos princípios da astronomia, como ela se professava no seu tempo», e que utilizava com rigor tabelas de efemérides astronómicas, foi feita por Luciano Pereira da Silva, entre 1913 e 1915, em vários artigos que se encontram reunidos n’A Astronomia dos Lusíadas”.

O estudioso apontava passagens concretas na maior obra camoniana e concluía que a principal fonte do épico, neste domínio, eram as ideias de Sacrobosco, mas com as modificações que Pedro Nunes anotou no seu “Tratado da Sphera”.

PUBLICIDADE

publicidade

O diretor do Observatório Geofísico e Astronómico da UC João Fernandes, numa intervenção com o título «O Eclipse e o Tempo: de hoje e de outrora», vai esclarecer como os eclipses solares e lunares seriam previstos, com grande precisão, no tempo de Luís de Camões.

A encerrar, a catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Rita Marnoto, dissertará sobre referências a eclipses em vários outros livros relevantes editados naquela época.

A entrada é livre. Devido à lotação da sala, é aconselhável a reserva por e-mail ou pelo preenchimento do formulário.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE