Desporto

Bélgica elimina campeão europeu Portugal, checos surpreendem holandeses

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-06-2021

A Bélgica confirmou as credenciais de favorito à vitória final do Euro2020 de futebol, ao eliminar Portugal (1-0), nuns oitavos de final em que a República Checa surpreendeu os Países Baixos (2-0).

PUBLICIDADE

Um tento de Thorgan Hazard, aos 42 minutos, bastou para os ‘diabos vermelhos’, a equipa mais bem cotada na hierarquia mundial, triunfarem ante uma seleção que batalhou muito na segunda parte, com uma bola ao poste por Raphaël Guerreiro, mas não conseguiu igualar.

Antes, no primeiro tempo, o jogo foi disputado a um ritmo lento e sem grandes oportunidades de parte a parte, ainda que os lusos tenham ficado mais perto, sobretudo com um livre de Ronaldo que Courtois rechaçou.

PUBLICIDADE

No segundo tempo, o guardião do Real Madrid negou o golo a Ruben Dias, num canto, e a seleção campeã europeia produziu muito, mas finalizou pouco, falhando a passagem aos quartos de final em Sevilha, no Estádio de La Cartuja.

À oitava participação, Portugal falha a revalidação de um título conquistado em 2016 com um percurso, até aqui, similar: também passou como um dos melhores terceiros a fase de grupos, mas falhou a reedição do trajeto que levou ao golo do ‘herói’ Éder em Saint-Denis.

PUBLICIDADE

publicidade

De um torneio itinerante, por várias cidades europeias, os comandados de Fernando Santos levam um saldo francamente negativo: só uma vitória, com a Hungria (3-0), logo a abrir, antes de uma derrota pesada com a Alemanha (4-2), um empate sofrido com a França (2-2) e hoje novo desaire.

Em Budapeste, sítio de polémica em torno das medidas húngaras que têm acompanhado o Euro2020, devido a uma alegada proibição de bandeiras arco-íris na ‘fan zone’ de Budapeste, em apoio à comunidade LGBT+ ameaçada naquele país, foram os checos a sorrir ante o favorito.

A República Checa apresentou-se expectante, a apostar em contra-ataques durante a primeira parte e a procurar contrariar as investidas dos holandeses, entre Malen e Dumfries, e a paciência foi recompensada na etapa complementar.

A expulsão do central da Juventus Matthijs de Ligt, aos 55 minutos, definiu a partida, já que 12 minutos passados foi Tomás Holes a abrir o marcador, antes de descobrir Patrik Schick numa bela jogada coletiva.

O avançado fez o quarto golo na prova aos 80 minutos, deitando por terra as aspirações dos holandeses, liderados por Frank de Boer, tidos como uma das equipas candidatas a chegar aos últimos quatro em prova, fruto da metade do quadro a eliminar teoricamente mais acessível.

Em vez disso, quem marcou viagem para Baku, no Azerbaijão, foram os checos, vice-campeões em 1996, onde vão defrontar outra surpresa, a Dinamarca, que goleou o País de Gales no sábado (4-0) e vai procurar imitar o feito de 1992, quando foi surpreendente campeã.

Na segunda-feira, a vice-campeã mundial Croácia defronta a Espanha em Copenhaga, antes de os campeões do mundo entrarem em campo em Bucareste, ante a Suíça.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE