Saúde

Beber água enquanto come faz mal?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 07-07-2023

Beber água é instintivo. Mas até mesmo ao fazer uma coisa tão simples podemos cometer erros que trazem problemas para a saúde (alguns até graves).

PUBLICIDADE

O Viva Bem reuniu 6 erros que se comete ao beber água:

1. Tomar água que não é tratada: É perigoso para a saúde porque a água pode estar suja e causar diversas doenças. No geral, ao beber água não tratada pode ter diarreia, náuseas e vómitos, além de dores abdominais, febre e sonolência.

PUBLICIDADE

2. Não lavar a garrafa antes de colocar água: As nossas mãos e bocas carregam bactérias, vírus, fungos, e sujidade que são transferidas para a garrafa. Se não lavar a garrafa antes de a usar, vão acumulando-se no recipiente e contaminam a água, aumentando o risco de intoxicações.

3. Beber água enquanto come: Não chega a ser perigoso, mas ao ingerir uma grande quantidade durante a refeição, pode prejudicar a digestão e pode causar sintomas como azia, desconforto abdominal e inchaço.

PUBLICIDADE

publicidade

4. Beber muita água de uma só vez: Apesar de bastante genérica, aquela recomendação de tomar dois litros de água por dia vale para grande parte das pessoas. No entanto, se exagerar no consumo de água, pode sobrecarregar os rins.

5. Ignorar a sede: Os especialistas dizem que o ideal é beber aquela média de dois litros por dia de forma espaçada ao longo do dia.

6. Beber água com frutas: Adicionar fruta à água e ervas como limão, morango e hortelã é uma forma de aumentar o consumo da bebida. No entanto, é preciso ter cuidado, pois quando as frutas começam a estragar, elas podem contaminar a água. Fique atento ao preparo: as frutas devem ser higienizadas e estarem frescas, sem partes escurecidas .

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE