Governo

BE contesta fim da urgência ao fim de semana no Hospital dos Covões e questiona Governo

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 14-11-2013

 O Bloco de Esquerda (BE) afirma que o encerramento da urgência ao fim de semana, a partir de 16 de novembro, no Hospital dos Covões, em Coimbra, “constitui mais um passo para o desmantelamento desta unidade hospitalar”.

PUBLICIDADE

Os serviços de urgência hospitalar em Coimbra passam a realizar-se aos fins de semana somente nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC)/Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a partir de sábado, à semelhança do que já acontece durante o período noturno, anunciou, no dia 08, a administração do CHUC.

Em perguntas dirigidas ao Ministério da Saúde e hoje divulgadas, os deputados do BE João Semedo e Helena Pinto sustentam que “todas as ações implementadas” relativamente àquele estabelecimento “evidenciam a intenção de esvaziar esta unidade”.

PUBLICIDADE

Trata-se desativar ou de transferir “serviços até que este hospital seja irrelevante e, portanto, mais fácil de encerrar”, defende o BE, questionando “quais os motivos que justificam o encerramento da urgência do Hospital dos Covões ao fim de semana”.

No documento, os dois deputados também querem saber “qual o plano de ação que está a ser implementado no CHUC para assegurar a sobrecarga de trabalho oriunda do encerramento da urgência noturna no Hospital dos Covões”, qual “o plano do Governo para a reorganização hospitalar em Coimbra” e se “pretende encerrar o Hospital dos Covões”.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 2012, o Governo CDS/PSD decidiu encerrar a urgência noturna do Hospital dos Covões, o que motivou um requerimento do Bloco de Esquerda junto da Comissão Parlamentar de Saúde para se realizar uma audição com o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro.

Essa audição “nunca aconteceu, uma vez que PSD e CDS votaram contra, enquanto o PS se absteve”, sublinham os parlamentares bloquistas, recordando que “a reorganização hospitalar em Coimbra motivou também diversas perguntas” do partido ao Governo.

Numa resposta a uma daquelas perguntas, de junho, “o Governo refere que não existe qualquer projeto no sentido do encerramento” do Hospital dos Covões, mas “a prática quotidiana tem vindo a demonstrar exatamente o contrário como aliás se está agora a verificar”, salienta o BE.

O Bloco lembra que a unidade hospitalar passa a ter serviço de urgência apenas de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 20:00, e, “consequentemente, toda a urgência de adultos ao fim de semana, bem como no período noturno, fica concentrada” nos HUC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE