Coimbra

Bárbara escolhe Coimbra para viver “o espírito académico”

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 28-08-2023

Os alunos colocados na primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior  já começaram a fazer as matrículas que este ano decorrem mais cedo. O NDC esteve, na manhã desta segunda-feira, 28 de agosto, na Universidade de Coimbra (UC) e testemunhou a ansiedade, mas também a alegria dos novos universitários.

PUBLICIDADE

“Fugir das grandes cidades e o espírito académico que se vive em Coimbra”, levou Bárbara Pansini, de Beja,  a escolher a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra para estudar nos próximos quatro anos. A média da estudante alentejana foi 17,2. Falta agora encontrar quarto, mas já tem alguns contactos.

 

PUBLICIDADE

Ana Almeida é caloira de Jornalismo da Universidade de Coimbra. A estudante de Guimarães entrou na primeira opção, e esta segunda-feira, primeiro dia de matrículas no Ensino Superior, veio com a mãe, Carina Lopes, até à cidade dos estudantes para se inscrever na Faculdade de Letras. O difícil foi arranjar quarto, realça a mãe da aluna de 18 anos. “São 180 euros mensais que vamos pagar”.

PUBLICIDADE

publicidade

Ana Miguel entrou em Línguas Modernas. A estudante de Águeda garantiu ao NDC que foi a primeira opção. “Ser professora é o objetivo desta jovem”.

A “vida académica e a fama da Universidade de Coimbra”, levou Martinha Pereira, de Guimarães, a escolher a cidade dos estudantes para residir nos próximos anos. A caloira de Línguas Modernas mostra-se com expectativas elevadas.

Bárbara Costa entrou em Medicina, com 18,1. A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra foi a primeira opção desta estudante natural de Ponte de Lima.

A caloira de Biologia Mariana Lima, de Viseu, realça o bom acolhimento por parte dos doutores.

“Estudar na Universidade de Coimbra é o sonho” de Beatriz Sá. A jovem  de Santa Maria da Feira é caloira de Jornalismo.

À chegada, os “futuros inquilinos” da UC são bombardeados com informações sobre praxe, tradições académicas, alojamento e até sobre a dinâmica da cidade dividida pelo Mondego. Membros de Repúblicas, Tertúlias ou Núcleos tentam “vender o seu peixe” e “conquistar” os novos alunos.

No final do corredor e depois da matrícula, a Associação Académica de Coimbra entrega o Kit aos estudantes, com t-shirt, caneta, caderno, vários panfletos e o Guia do Caloiro 2023 com várias indicações, como explica Pedro Monteiro, vice-presidente da AAC.

 

As matrículas para os alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra (UC) arrancaram esta segunda-feira, 28 de agosto e decorrem até quarta-feira, 30 de agosto.

Coimbra recebe 5515 caloiros na primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior, divididos pela UC, Instituto Politécnico de Coimbra e Escola Superior  de Enfermagem de Coimbra.

Na cidade dos estudantes o preço médio de um quarto ronda os 240 euros, mas a oferta também não chega para todos e, de acordo com o Observatório do Alojamento Estudantil, há nesta altura apenas 465 quartos livres.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE