Câmaras

Bandeira Verde para escolas de Cantanhede

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 17-10-2014

As 21 instituições escolares do Município de Cantanhede envolvidas no programa no Programa Eco-Escolas acabam de ser distinguidos com a Bandeira Verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.

PUBLICIDADE

À semelhança de anos anteriores, o concelho destacou-se pelo elevado número de instituições de diversos graus de ensino galardoadas em função dos projetos de educação ambiental que desenvolveram, tendo sido o primeiro da Região Centro e do Distrito de Coimbra a esse nível e o sexto no contexto nacional.

A entrega das insígnias teve lugar no pavilhão desportivo de Vila Nova de Gaia, em 15 de outubro, com a presença de representantes das 1.100 escolas que participaram no programa.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal Cantanhede, enquanto entidade parceira no desenvolvimento da iniciativa, recebeu o Certificado de Município Parceiro, que foi entregue ao vereador da Educação e do Ambiente, Pedro Cardoso.

A acompanhar o autarca na cerimónia estiveram responsáveis e alunos envolvidos no desenvolvimento dos projetos que estiveram na base da atribuição da Bandeira Verde, designadamente escolas do Agrupamento de Escolas Lima de Faria – Cantanhede, do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, do Centro de Estudos Educativos de Ançã e da Escola Técnico Profissional de Cantanhede.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

No total, participaram nas atividades cerca de 1500 crianças, coordenadas por 21 docentes, num processo que abrangeu diferentes níveis de ensino (pré-escolar e 1.o, 2.o e 3.o ciclos do ensino básico, público e privado e ensino técnico profissional).

A autarquia colaborou na elaboração das candidaturas e no desenvolvimento das atividades de cada um dos estabelecimentos de ensino, atribuiu aos agrupamentos de escolas um subsídio para o efeito, assegurou suporte técnico e logístico sempre que solicitado e proporcionou a todos os alunos envolvidos uma viagem de estudo com incidência em temas relacionados com questões ambientais.

Destinado a todos os graus de ensino, do pré-escolar ao superior, o Eco-Escolas é um programa internacional operacionalizado através de uma metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Este aspeto é enfatizado pelo vereador da Educação e do Ambiente da Câmara de Cantanhede, Pedro Cardoso, para quem «o programa enquanto estratégia de Educação Ambiental e até mesmo de educação para a cidadania, pois implica que sejam mais interventivos, críticos, responsáveis, é uma forma de induzir estratégias de intervenção na comunidade, baseadas na identificação de problemas e na busca de soluções que visem um dia-a-dia mais sustentável».

O autarca felicita, «em representação do Município de Cantanhede, os alunos, professores e técnicos auxiliares, no fundo a todos os intervenientes nesta iniciativa, pelo empenho na implementação de ações sobre a defesa do ambiente e do desenvolvimento sustentável, dando a melhor resposta possível a este grande desafio que hoje se coloca a todos quantos estão envolvidos no processo educativo. Este é mais um estímulo para continuarmos este trabalho de consciencialização das crianças e jovens relativamente à importância da natureza e da preservação do meio ambiente», concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE