Câmaras

Baixo Mondego recebeu 818 milhões

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-03-2014

A sub-região do Baixo Mondego, que engloba oito municípios do distrito de Coimbra, recebeu 818 milhões de euros do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

PUBLICIDADE

Segundo uma nota de imprensa da comissão, que cita as conclusões do estudo “A importância do QREN nas Estratégias Territoriais de Desenvolvimento – uma perspetiva para o Baixo Mondego”, entre 2007 e 2013 foram aprovados 818 milhões de euros de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) e Fundo de Coesão.

“Foram ainda apoiados pelo Fundo Social Europeu mais de 40 mil formandos por ano nesta sub-região”, adianta a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

PUBLICIDADE

O estudo, da responsabilidade da CCDRC, considera que “os apoios dos fundos comunitários têm sido de grande importância para o aumento da competitividade e da coesão deste território, evidenciando-se uma elevada correspondência com as necessidades diagnosticadas e uma grande adequação dos instrumentos financeiros ao dispor da região”.

A CCDRC realça as apostas no “sistema científico e tecnológico existente no Baixo Mondego, incluindo a sua interligação às empresas, e na própria transformação e reconversão do setor empresarial”.

PUBLICIDADE

publicidade

“No Mais Centro, foram aprovados 32,9 milhões de euros de Feder em Infraestruturas Científicas e Tecnológicas e 29,4 milhões de euros em Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica”, informa a mesma nota.

Além do cofinanciamento de projetos para aumento da capacidade física instalada, foram também aprovados, no Mais Centro, 8,3 milhões de euros de Feder para apoio a entidades do sistema científico e tecnológico e 4,8 milhões de euros para a promoção da cultura científica e tecnológica e difusão do conhecimento.

“Adicionalmente, no Programa Operacional Fatores de Competitividade estão ainda aprovados para projetos de apoio a entidades do sistema científico e tecnológico desta sub-região cerca de 80 milhões de euros”, adianta a CCDRC, sublinhando que “todo este investimento apoiado propicia, também, o aprofundamento de ‘clusters’ muito relevantes neste território, como é o caso da saúde ou do habitat sustentável”.

Quanto aos projetos empresariais cofinanciados por fundos comunitários no Baixo Mondego, a CCDRC destaca os que se destinam à incorporação de inovação, “estando aprovados 32 milhões de euros de Feder pelo Mais Centro e 136 milhões de euros pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade”.

“Também relevantes são todos os investimentos que se encontram aprovados pelo Mais Centro para tornar o Baixo Mondego mais desenvolvido e coeso, como os investimentos de grande importância na saúde (22 milhões de euros), na educação (18 milhões de euros) e na regeneração dos espaços urbanos (18 milhões de euros)”, acrescenta a comissão.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE