Região

Baixo Mondego pede preço mínimo de venda dos produtos agrícolas. “A situação é dramática” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 20-03-2022

Foi hoje criada a Comissão de Agricultores do Baixo mondego, durante uma reunião, esta manhã no Salão da Junta de Freguesia da Carapinheira, em Montemor o Velho. O objetivo é criar um caderno de reclamações para combater a “situação dramática” que pretendem enviar esta semana ao diretor Regional de Agricultura do Centro, ainda esta semana, disse no local ao Notícias de Coimbra, Isménio Oliveira, em representação da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

PUBLICIDADE

Cerca de duas dezenas de agricultores apresentaram, durante mais de uma hora, relatos reais das dificuldades por que estão a passar na sua atividade. Entre produtores de milho, arroz e outras culturas locais, foram identificados os problemas com os custos de produção, associados aos elevados preços dos combustíveis, eletricidade, rações, sementes e adubos.

Para Jorge Nobre, produtor de milho e arroz, na Carapinheira, o preço do gasóleo mais do que duplicou num ano o que veio criar muitas dificuldades às empresas agrícolas. O agricultor admitiu, em entrevista em direto ao Noticias de Coimbra, que é necessário criar um preço mínimo para a venda dos produtos, para combater a grande incerteza acerca do resultado e escoamento da produção, porque a receita não poderá ficar abaixo dos preços de custo.

PUBLICIDADE

Veja a entrevista a Isménio Oliveira, da CNA:

 

PUBLICIDADE

publicidade

Veja a entrevista a Jorge Nobre, agricultor do Baixo Mondego:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE