Economia

Bairrada promove festa de espumantes Baga

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-09-2016

 

PUBLICIDADE

Passou pouco mais de um ano desde que a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) apresentou formalmente o projecto Baga@Bairrada, dando assim o pontapé de saída para uma nova categoria de espumantes, totalmente enraizada na região.

baga bairrada

PUBLICIDADE

É tempo de balanço e de apresentação de novidades e nada melhor do que fazê-lo na Bairrada. O momento eleito foi o ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada’ (EVSB), evento cuja 4.ª edição se realiza de 30 de Setembro a 2 de Outubro, no Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, no concelho de Anadia.

Fizeram parte do arranque do projecto ‘Baga@Bairrada’ cinco produtores e cinco espumantes, aos quais se juntaram mais dois no final do ano passado.

PUBLICIDADE

publicidade

No EVSB vão ser apresentadas e estar em prova duas novas referências: o ‘Aliança Baga Bairrada Bruto rosé 2014 (da Aliança Vinhos de Portugal, que já tinha um produto com esta chancela) e o ‘Quinta da Mata Fidalga Baga Bairrada Bruto branco 2014’ (da Quinta da Mata Fidalga, novo produtor a aderir ao projecto). Outros espumantes serão apresentados em breve.

Os nove espumantes ‘Baga@Bairrada’ (*) têm lugar garantido na prova especial ‘Espumantes de Baga’, comentada pelo crítico de vinhos da Revista de Vinhos Luís Antunes e que está agendada para 2 de Outubro às 15h30, no Velódromo em Sangalhos, onde decorre o EVSB.

Uma estreia no âmbito do EVSB e um momento alto para este projecto em particular é a realização da primeira ‘Baga@Bairrada Party’, uma festa que vai celebrar, apenas com espumantes Baga@Bairrada, a região, a casta rainha da Bairrada e os belíssimos espumantes que aí podem nascer com a mesma.

Em ambiente intimista, bem ao jeito da região, a festa acontece na noite de Sábado, 1 de Outubro, a partir das 23h00, no Pharmacy Hostel & Bar, na Rua Pinheiro Manso, em plena Curia.

As novidades não se ficam por aqui. Para dar ainda mais corpo ao projecto ‘Baga@Bairrada’, a CVB desafiou a bairradina empresa produtora de chocolates artesanais de vinho Cacaodivine a desenvolver um produto de assinatura Baga@Bairrada. E assim nasceu, em Fevereiro, o ‘Chocolate de Vinho Espumante Baga@Bairrada’.

Um produto que vai marcar presença no ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2016’ e na ‘Baga@Bairrada Party’. Disponíveis para venda em lojas e garrafeiras um pouco por todo o país, e também no estrangeiro, assim como em eventos, a receptividade aos chocolates ‘Baga@Bairrada’ tem sido extremamente positiva.

Um produto de extrema qualidade e diferenciador, no conteúdo e na roupagem. Uma nota para a embalagem, que acaba de ser galardoada com o cobiçado “prémio de design” na edição de 2016 dos internacionais Red Dot Awards.

 

(*) LISTA DE ESPUMANTES BAGA@BAIRRADA

. Adega de Cantanhede . Marquês de Marialva Baga Bairrada Bruto branco

. Aliança Vinhos de Portugal . Aliança Baga Bairrada Reserva Bruto branco

. Aliança Vinhos de Portugal . Aliança Baga Bairrada Bruto rosé – NOVO

. Caves da Montanha . Montanha Baga Bairrada Grande Cuvée branco

. Caves Primavera . Primavera Baga Bairrada Extra Bruto branco

. Caves São Domingos . São Domingos Baga Bairrada Bruto branco

. Caves São João . Quinta do Poço do Lobo Baga Bairrada Bruto Natural branco

. Quinta da Mata Fidalga . Quinta da Mata Fidalga Bruto branco – NOVO

. Rama&Selas . Rama&Selas Baga Bairrada Bruto Natural branco

 

Baga@Bairrada é uma iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, aberta a todos os produtores da região, com o propósito de estabelecer um standard colectivo para “um espumante” feito a partir da casta bandeira da região, a Baga. Uma nova categoria para um produto distinto, com regras de produção e identidade gráfica próprias, criada para melhor promover e vender a região – e seus vinhos – em Portugal e no Mundo.

“A Baga é um património inquestionável, que tem que ser preservado e potenciado.”, in Plano de Ação para a viticultura bairradina.

A CVB pretende assim sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga como variedade típica (e predominante) da Bairrada, valorizando a casta, a região vitivinícola, e gerando notoriedade para o grande factor diferenciador: a Bairrada como região com massa crítica suficiente para fazer espumantes brancos de uma casta tinta. Embora a regulamentação desta nova categoria contemple brancos, rosados e tintos, a CVB tem como objectivo principal assegurar um denominador comum e estilo que faça crescer os espumantes “Blanc de Noirs Baga Bairrada”, em particular nos mercados de exportação, onde o espumante português ainda tem dificuldades em afirmar as suas especificidades.

Por questões climáticas, é difícil produzir todos os anos grandes (volumes de) vinhos tintos de Baga, já a qualidade de excelência nos espumantes desta casta é sempre garantida, o que faz a diferença para a região da Bairrada, ainda mais se “uniformizados” e consolidados numa categoria de produto. A importância da casta Baga na valorização e diferenciação dos espumantes Bairrada é hoje uma realidade indiscutível. Durante anos, vários foram os produtores que encontraram nela o complemento perfeito para os seus lotes de vinho base espumante. No entanto, nos últimos 8 a 10 anos os espumantes varietais de Baga têm ganho adeptos na produção, mas também junto da crítica especializada e do consumidor, que lhe atribuem uma conotação extremamente positiva.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE